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Título: Narcisismo e fetichismo na publicidade : deuses e deusas de próteses
Autor(es): Vieira, Tatiane Rocha
Orientador(es): Chatelard, Daniela Scheinkman
Assunto: Narcisismo
Fetichismo
Beleza física
Beleza feminina (Estética)
Anúncios - aspectos psicológicos
Misoginia
Data de apresentação: 10-Mai-2013
Data de publicação: 24-Set-2013
Referência: VIEIRA, Tatiane Rocha. Narcisismo e fetichismo na publicidade: deuses e deusas de próteses. 2013. 74 f., il. Monografia (Especialização em Teoria Psicanalítica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: A contemporaneidade é marcada pelo narcisismo e pelo fetichismo associados ao culto ao corpo. A publicidade vende imagens que reverberam ideais culturais e desejos inconscientes. Nota-se uma proliferação de propagandas que exploram a imagem do corpo feminino erotizado como estratégia publicitária para incentivar o consumo. A fetichização desses corpos sobretudo corpos femininos evidencia os valores de uma cultura narcisista e falocêntrica. A fim de mistificar a castração, a publicidade transforma os corpos em corpos- fetiche recobertos por falos e por próteses (que são substitutos fálicos). Apesar dos avanços tecnológicos terem propiciado maior controle sobre os corpos, sobre o envelhecimento e sobre os processos patológicos, assim como possibilitaram uma maior proximidade aos ideais de beleza, juventude, saúde, os indivíduos continuam insatisfeitos com os falos e com as próteses adquiridos principalmente como bens de consumo. Estes padrões de perfeição e os desejos de onipotência são por excelência inatingíveis. É a partir desse contexto que é importante apreender as relações entre narcisismo, fetichismo e castração na publicidade e suas implicações subjetivas para os Deuses e as Deusas de próteses da atualidade.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Coordenação dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu, Departamento de Psicologia Clínica, 2013.
Aparece na Coleção:Teoria Psicanalítica



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