Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6111
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_TatianeRochaVieira.pdf3,05 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorChatelard, Daniela Scheinkman-
dc.contributor.authorVieira, Tatiane Rocha-
dc.identifier.citationVIEIRA, Tatiane Rocha. Narcisismo e fetichismo na publicidade: deuses e deusas de próteses. 2013. 74 f., il. Monografia (Especialização em Teoria Psicanalítica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.en
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Coordenação dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu, Departamento de Psicologia Clínica, 2013.en
dc.description.abstractA contemporaneidade é marcada pelo narcisismo e pelo fetichismo associados ao culto ao corpo. A publicidade vende imagens que reverberam ideais culturais e desejos inconscientes. Nota-se uma proliferação de propagandas que exploram a imagem do corpo feminino erotizado como estratégia publicitária para incentivar o consumo. A fetichização desses corpos sobretudo corpos femininos evidencia os valores de uma cultura narcisista e falocêntrica. A fim de mistificar a castração, a publicidade transforma os corpos em corpos- fetiche recobertos por falos e por próteses (que são substitutos fálicos). Apesar dos avanços tecnológicos terem propiciado maior controle sobre os corpos, sobre o envelhecimento e sobre os processos patológicos, assim como possibilitaram uma maior proximidade aos ideais de beleza, juventude, saúde, os indivíduos continuam insatisfeitos com os falos e com as próteses adquiridos principalmente como bens de consumo. Estes padrões de perfeição e os desejos de onipotência são por excelência inatingíveis. É a partir desse contexto que é importante apreender as relações entre narcisismo, fetichismo e castração na publicidade e suas implicações subjetivas para os Deuses e as Deusas de próteses da atualidade.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordNarcisismoen
dc.subject.keywordFetichismoen
dc.subject.keywordBeleza físicaen
dc.subject.keywordBeleza feminina (Estética)en
dc.subject.keywordAnúncios - aspectos psicológicosen
dc.subject.keywordMisoginiaen
dc.titleNarcisismo e fetichismo na publicidade : deuses e deusas de prótesesen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2013-09-24T13:44:28Z-
dc.date.available2013-09-24T13:44:28Z-
dc.date.issued2013-09-24T13:44:28Z-
dc.date.submitted2013-05-10-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/6111-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Teoria Psicanalítica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons