Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6092
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_JessicaFernandesCosta.pdf1,16 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O papel da biblioteca escolar no processo de ensino-aprendizagem
Autor(es): Costa, Jéssica Fernandes
Orientador(es): Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias
Assunto: Bibliotecas escolares
Bibliotecas e escolas
Letramento informacional
Data de apresentação: 25-Jul-2013
Data de publicação: 23-Set-2013
Referência: COSTA, Jéssica Fernandes. O papel da biblioteca escolar no processo de ensino-aprendizagem. 2013. 94 f., il. Monografia (Bacharelado em Biblioteconomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Analisa o papel da biblioteca escolar no processo de ensino-aprendizagem como instrumento de apoio didático no contexto da sociedade da aprendizagem. A revisão de literatura abrange o novo paradigma educacional, em que o desenvolvimento do pensamento reflexivo e das competências para busca e uso da informação são essenciais. A metodologia utilizada tem caráter exploratório, com abordagem quali-quantitativa. A amostra, intencional por conveniência, foi composta por 56 professores e 3 bibliotecários de escolas privadas e pública. Os professores responderam o questionário e os bibliotecários participaram de entrevistas. Os resultados revelam que a biblioteca escolar não é utilizada como recurso pedagógico no processo de ensino-aprendizagem. A falta de integração entre escola e biblioteca, professor e bibliotecário é o maior desafio para o uso da biblioteca como instrumento de apoio didático-pedagógico. __________________________________________________________________________ ABSTRACT
Analyses the school library responsabilities in the teaching and learning process as an important tool to support teaching in the context of learning. The literature review embraces a new educational paradigm which the development of the reflective thinking and the competences are essentials for the research and to use information. The methodology used in this work has an exploratory feature, with a qualitative and quantitative approach. The sample consisted of 56 teachers and 3 librarians from private and public schools. The teachers answered the questionnaire and the librarians were interviewed. The results show that the school library is not used as a learning tool in the teaching and learning process. The lack of integration between school and library and between teachers and librarians is the biggest challenge to the use of the library as a didatic-pedagogic tool.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Curso de Graduação em Biblioteconomia, 2013.
Aparece na Coleção:Biblioteconomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons