Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6092
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_JessicaFernandesCosta.pdf1,16 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorGasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias-
dc.contributor.authorCosta, Jéssica Fernandes-
dc.identifier.citationCOSTA, Jéssica Fernandes. O papel da biblioteca escolar no processo de ensino-aprendizagem. 2013. 94 f., il. Monografia (Bacharelado em Biblioteconomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Curso de Graduação em Biblioteconomia, 2013.en
dc.description.abstractAnalisa o papel da biblioteca escolar no processo de ensino-aprendizagem como instrumento de apoio didático no contexto da sociedade da aprendizagem. A revisão de literatura abrange o novo paradigma educacional, em que o desenvolvimento do pensamento reflexivo e das competências para busca e uso da informação são essenciais. A metodologia utilizada tem caráter exploratório, com abordagem quali-quantitativa. A amostra, intencional por conveniência, foi composta por 56 professores e 3 bibliotecários de escolas privadas e pública. Os professores responderam o questionário e os bibliotecários participaram de entrevistas. Os resultados revelam que a biblioteca escolar não é utilizada como recurso pedagógico no processo de ensino-aprendizagem. A falta de integração entre escola e biblioteca, professor e bibliotecário é o maior desafio para o uso da biblioteca como instrumento de apoio didático-pedagógico. __________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractAnalyses the school library responsabilities in the teaching and learning process as an important tool to support teaching in the context of learning. The literature review embraces a new educational paradigm which the development of the reflective thinking and the competences are essentials for the research and to use information. The methodology used in this work has an exploratory feature, with a qualitative and quantitative approach. The sample consisted of 56 teachers and 3 librarians from private and public schools. The teachers answered the questionnaire and the librarians were interviewed. The results show that the school library is not used as a learning tool in the teaching and learning process. The lack of integration between school and library and between teachers and librarians is the biggest challenge to the use of the library as a didatic-pedagogic tool.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordBibliotecas escolaresen
dc.subject.keywordBibliotecas e escolasen
dc.subject.keywordLetramento informacionalen
dc.titleO papel da biblioteca escolar no processo de ensino-aprendizagemen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladoen
dc.date.accessioned2013-09-23T11:27:07Z-
dc.date.available2013-09-23T11:27:07Z-
dc.date.issued2013-09-23T11:27:07Z-
dc.date.submitted2013-07-25-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/6092-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Biblioteconomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons