Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6067
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_JussaraAlvesFeitoza.pdf365,23 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A criança com déficit intelectual e os desafios da inclusão escolar
Autor(es): Feitoza, Jussara Alves
Orientador(es): Queiroz, Elizabeth
Assunto: Estudantes com necessidades educativas especiais
Deficientes mentais - educação
Educação inclusiva
Psicopedagogia
Data de apresentação: 10-Jul-2013
Data de publicação: 18-Set-2013
Referência: FEITOZA, Jussara Alves. A criança com déficit intelectual e os desafios da inclusão escolar. 2013. iv, 22 f., il. Monografia (Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O acesso ao ensino escolarizado, em particular em redes regulares, aparece como uma das portas de inserção social importante, por meio da qual a garantia da alfabetização torna-se essencial. Tal condição é verdadeira para todos os tipos de deficiência, mas tem uma conotação especial para a deficiência intelectual enquanto recurso fundamental para o desenvolvimento dessa competência. Nesse contexto, é necessário, portanto, compreender o que caracteriza a deficiência intelectual para identificar as formas mais adequadas de estímulos aos alunos que a possuem, em prol de uma aprendizagem da alfabetização de forma significativa, vinculada às funções sociais cumpridas pela linguagem verbal em nosso cotidiano. O presente trabalho apresenta o estudo de caso de uma criança com sete anos e dez meses, do sexo masculino, cursando o 3º ano (2ª série) do ensino fundamental em uma turma reduzida com 17 alunos em escola pública do Distrito Federal. Tem diagnóstico de ataxia congênita não progressiva, associada a comportamento cognitivo leve a moderado. Foi acompanhado ao longo de quatro sessões de avaliação e sete de intervenção psicopedagógica. Observou-se evolução em relação a sua capacidade de expressão gráfica, leitura e coordenação motora. Tal resultado trouxe a constatação de que o diagnóstico não deve representar um obstáculo ao processo de ensino-aprendizagem. O professor não deve considerar o laudo de deficiência intelectual como uma condição de incapacidade de aprendizagem, colocando a culpa da não aprendizagem do seu educando na deficiência. Deve-se atender às especificidades de cada pessoa e não esquecer de que as atividades significativas beneficiam todas as crianças. Assim, as pessoas com deficiência de ordem cognitiva podem ter acesso aos mesmos conteúdos das crianças sem deficiência.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, 2013.
Aparece na Coleção:Psicopedagogia Clínica e Institucional



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons