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dc.contributor.advisorQueiroz, Elizabeth-
dc.contributor.authorFeitoza, Jussara Alves-
dc.identifier.citationFEITOZA, Jussara Alves. A criança com déficit intelectual e os desafios da inclusão escolar. 2013. iv, 22 f., il. Monografia (Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.en
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, 2013.en
dc.description.abstractO acesso ao ensino escolarizado, em particular em redes regulares, aparece como uma das portas de inserção social importante, por meio da qual a garantia da alfabetização torna-se essencial. Tal condição é verdadeira para todos os tipos de deficiência, mas tem uma conotação especial para a deficiência intelectual enquanto recurso fundamental para o desenvolvimento dessa competência. Nesse contexto, é necessário, portanto, compreender o que caracteriza a deficiência intelectual para identificar as formas mais adequadas de estímulos aos alunos que a possuem, em prol de uma aprendizagem da alfabetização de forma significativa, vinculada às funções sociais cumpridas pela linguagem verbal em nosso cotidiano. O presente trabalho apresenta o estudo de caso de uma criança com sete anos e dez meses, do sexo masculino, cursando o 3º ano (2ª série) do ensino fundamental em uma turma reduzida com 17 alunos em escola pública do Distrito Federal. Tem diagnóstico de ataxia congênita não progressiva, associada a comportamento cognitivo leve a moderado. Foi acompanhado ao longo de quatro sessões de avaliação e sete de intervenção psicopedagógica. Observou-se evolução em relação a sua capacidade de expressão gráfica, leitura e coordenação motora. Tal resultado trouxe a constatação de que o diagnóstico não deve representar um obstáculo ao processo de ensino-aprendizagem. O professor não deve considerar o laudo de deficiência intelectual como uma condição de incapacidade de aprendizagem, colocando a culpa da não aprendizagem do seu educando na deficiência. Deve-se atender às especificidades de cada pessoa e não esquecer de que as atividades significativas beneficiam todas as crianças. Assim, as pessoas com deficiência de ordem cognitiva podem ter acesso aos mesmos conteúdos das crianças sem deficiência.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordEstudantes com necessidades educativas especiaisen
dc.subject.keywordDeficientes mentais - educaçãoen
dc.subject.keywordEducação inclusivaen
dc.subject.keywordPsicopedagogiaen
dc.titleA criança com déficit intelectual e os desafios da inclusão escolaren
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2013-09-18T11:52:08Z-
dc.date.available2013-09-18T11:52:08Z-
dc.date.issued2013-09-18T11:52:08Z-
dc.date.submitted2013-07-10-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/6067-
dc.language.isoPortuguêsen
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