Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6066
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_SaraCristineSardinhaLopes.pdf4,64 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Aterosclerose : uma proposta de abordagem para o ensino de química
Autor(es): Lopes, Sara Cristine Sardinha
Orientador(es): Murta, Maria Márcia
Coorientador(es): Santos, Maria Lucília dos
Assunto: Química - estudo e ensino
Stress oxidativo
Aterosclerose
Data de apresentação: 24-Jul-2013
Data de publicação: 18-Set-2013
Referência: LOPES, Sara Cristine Sardinha. Aterosclerose: uma proposta de abordagem para o ensino de química. 2013. vii, 52 f., il. Monografia (Licenciatura em Química)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Diante da preocupação mundial com os problemas cardiovasculares, o tema apresentado sobre aterosclerose tem caráter interdisciplinar e o enfoque CTS permite a interação entre o conhecimento científico e a realidade vivenciada, dando ao público alvo (alunos) motivos suficientes para preocuparem-se com o assunto e decidirem qual postura vão adotar. Conceitos químicos e biológicos serão mostrados, através de uma cartilha explicativa, com a intenção de direcioná-los para as principais causas da aterosclerose que está associada a uma dieta com quantidades calóricas acima das necessidades; estimulando-os para o consumo de alimentos adequados, por exemplo, como substâncias antioxidantes e alimentos sem ácidos graxos trans, e o despertar para a prática de atividade física, possibilitando atuarem como cidadãos conscientes e capazes de contribuir na perspectiva de redução dos fatores de riscos das doenças cardiovasculares.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2013.
Aparece na Coleção:Química



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons