Título: | O conhecimento científico como instrumento de emancipação e promoção na EJA |
Autor(es): | Aguiar, Ivan Pontes |
Orientador(es): | Lopes, Ruth Gonçalves de Faria |
Coorientador(es): | Santos, Cléssia Mara |
Tema: | Educação de Jovens e Adultos (EJA) : Distrito Federal : Cidadania |
Assunto: | Educação de Jovens e Adultos (EJA) Conhecimento científico Democratização da educação |
Data de apresentação: | Jul-2010 |
Data de publicação: | 17-Set-2013 |
Referência: | AGUIAR, Ivan Pontes. O conhecimento científico como instrumento de emancipação e promoção na EJA. 2010. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2010. |
Resumo: | Os verdadeiros frutos do conhecimento científico não foram democratizados e não são reconhecidos pelos segmentos mais desfavorecidos da sociedade. Às vezes, tais progressos são confundidos com dádivas [como coisas que caem do céu] e os professores, na condição de caixa ressonante de cidadania, devem trazê-los, com todas as ferramentas possíveis, para o leito do conhecimento e da edificação social tendo em vista que a escola contribui relevantemente no cenário da construção e transformação coletiva. A história da apropriação desse conhecimento; os debates de filmes, livros e temas atuais que podem ser trazidos para o meio escolar; as demonstrações científicas e culturais, as implicações sociais, filosóficas e religiosas desta apropriação, além de uma abordagem mais denotativa das palavras: evidência, objetividade e verdade (ainda que provisória) no contexto científico que podem e devem ser discutidas no ambiente da EJA. Esta é a proposta do presente Projeto de Intervenção Local – PIL. O aluno de EJA, geralmente oprimido por uma barreira ideológica anseia pela conscientização que é o primeiro passo para a cidadania plena. Oxalá tenhamos vida e saúde para ver ainda muitos avanços e conquistas em favor das diversidades. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2010. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2010.07.TCC.6050 |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Educação na Diversidade e Cidadania - EJA
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.