Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Lopes, Ruth Gonçalves de Faria | - |
dc.contributor.author | Aguiar, Ivan Pontes | - |
dc.identifier.citation | AGUIAR, Ivan Pontes. O conhecimento científico como instrumento de emancipação e promoção na EJA. 2010. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2010. | en |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2010. | en |
dc.description.abstract | Os verdadeiros frutos do conhecimento científico não foram democratizados e não são reconhecidos pelos segmentos mais desfavorecidos da sociedade. Às vezes, tais progressos são confundidos com dádivas [como coisas que caem do céu] e os professores, na condição de caixa ressonante de cidadania, devem trazê-los, com todas as ferramentas possíveis, para o leito do conhecimento e da edificação social tendo em vista que a escola contribui relevantemente no cenário da construção e transformação coletiva. A história da apropriação desse conhecimento; os debates de filmes, livros e temas atuais que podem ser trazidos para o meio escolar; as demonstrações científicas e culturais, as implicações sociais, filosóficas e religiosas desta apropriação, além de uma abordagem mais denotativa das palavras: evidência, objetividade e verdade (ainda que provisória) no contexto científico que podem e devem ser discutidas no ambiente da EJA. Esta é a proposta do presente Projeto de Intervenção Local – PIL. O aluno de EJA, geralmente oprimido por uma barreira ideológica anseia pela conscientização que é o primeiro passo para a cidadania plena. Oxalá tenhamos vida e saúde para ver ainda muitos avanços e conquistas em favor das diversidades. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Educação de Jovens e Adultos (EJA) | en |
dc.subject.keyword | Conhecimento científico | en |
dc.subject.keyword | Democratização da educação | en |
dc.title | O conhecimento científico como instrumento de emancipação e promoção na EJA | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | en |
dc.date.accessioned | 2013-09-17T12:05:29Z | - |
dc.date.available | 2013-09-17T12:05:29Z | - |
dc.date.issued | 2013-09-17T12:05:29Z | - |
dc.date.submitted | 2010-07 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/6050 | - |
dc.language.iso | Português | en |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | - |
dc.contributor.advisorco | Santos, Cléssia Mara | - |
dc.theme | Educação de Jovens e Adultos (EJA) : Distrito Federal : Cidadania | - |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.26512/2010.07.TCC.6050 | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Educação na Diversidade e Cidadania - EJA
|