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Título: Superando a distância entre conteúdo e realidade sujeito de EJA : verbo e objeto da história
Autor(es): Gangorra, Vera Lúcia Vieira
Orientador(es): Paz, Ana América Magalhães Ávila
Coorientador(es): Kotz, Deliene Lopes Leite
Tema: Educação de Jovens e Adultos (EJA) : Distrito Federal : História
Assunto: Educação de Jovens e Adultos (EJA)
História - estudo e ensino
Cidadania
Data de apresentação: Jul-2010
Data de publicação: 17-Set-2013
Referência: GANGORRA, Vera Lúcia Vieira. Superando a distância entre conteúdo e realidade sujeito de EJA: verbo e objeto da história. 2010. 25 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2010.
Resumo: Este trabalho procura primeiramente, identificar a questão do distanciamento entre os conteúdos formais estudados em História e a realidade vivenciada pelos alunos de EJA. Apontando de forma simplificada, possíveis explicações para um problema complexo, são apresentadas atividades didáticas que colocam educandos e educadores como agentes participativos do fazer histórico, destacando a ideia de que somos todos responsáveis pelas ações que desencadeiam mudanças para a sociedade. Ao inserir cada aluno nas atividades que remetem à vida comum, é possível despertar a percepção de que a História não é feita pelos heróis dos livros, mas por toda a humanidade e que por essa razão, é fundamental a formação de uma consciência crítica e cidadã. A metodologia usada procura evidenciar as diferenças de vida e de culturas, buscando em fontes atuais, uma referência ao passado, sem considerá-lo como um fardo a ser carregado, mas antes como um espelho onde todos podemos nos ver, na medida em que é o passado a entidade na qual todos somos forjados. Seja no passado de vida pessoal, que deve ser reconhecido como importante, seja no passado da própria humanidade, que deve ser permanentemente revisitado, é lá que podemos buscar um presente melhor para todos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2010.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2010.07.TCC.6047
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