Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Paz, Ana América Magalhães Ávila | - |
dc.contributor.author | Gangorra, Vera Lúcia Vieira | - |
dc.identifier.citation | GANGORRA, Vera Lúcia Vieira. Superando a distância entre conteúdo e realidade sujeito de EJA: verbo e objeto da história. 2010. 25 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2010. | en |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2010. | en |
dc.description.abstract | Este trabalho procura primeiramente, identificar a questão do distanciamento entre os conteúdos formais estudados em História e a realidade vivenciada pelos alunos de EJA. Apontando de forma simplificada, possíveis explicações para um problema complexo, são apresentadas atividades didáticas que colocam educandos e educadores como agentes participativos do fazer histórico, destacando a ideia de que somos todos responsáveis pelas ações que desencadeiam mudanças para a sociedade. Ao inserir cada aluno nas atividades que remetem à vida comum, é possível despertar a percepção de que a História não é feita pelos heróis dos livros, mas por toda a humanidade e que por essa razão, é fundamental a formação de uma consciência crítica e cidadã. A metodologia usada procura evidenciar as diferenças de vida e de culturas, buscando em fontes atuais, uma referência ao passado, sem considerá-lo como um fardo a ser carregado, mas antes como um espelho onde todos podemos nos ver, na medida em que é o passado a entidade na qual todos somos forjados. Seja no passado de vida pessoal, que deve ser reconhecido como importante, seja no passado da própria humanidade, que deve ser permanentemente revisitado, é lá que podemos buscar um presente melhor para todos. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Educação de Jovens e Adultos (EJA) | en |
dc.subject.keyword | História - estudo e ensino | en |
dc.subject.keyword | Cidadania | en |
dc.title | Superando a distância entre conteúdo e realidade sujeito de EJA : verbo e objeto da história | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | en |
dc.date.accessioned | 2013-09-17T11:20:15Z | - |
dc.date.available | 2013-09-17T11:20:15Z | - |
dc.date.issued | 2013-09-17T11:20:15Z | - |
dc.date.submitted | 2010-07 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/6047 | - |
dc.language.iso | Português | en |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | - |
dc.contributor.advisorco | Kotz, Deliene Lopes Leite | - |
dc.theme | Educação de Jovens e Adultos (EJA) : Distrito Federal : História | - |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.26512/2010.07.TCC.6047 | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Educação na Diversidade e Cidadania - EJA
|