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dc.contributor.advisorPaz, Ana América Magalhães Ávila-
dc.contributor.authorGangorra, Vera Lúcia Vieira-
dc.identifier.citationGANGORRA, Vera Lúcia Vieira. Superando a distância entre conteúdo e realidade sujeito de EJA: verbo e objeto da história. 2010. 25 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2010.en
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2010.en
dc.description.abstractEste trabalho procura primeiramente, identificar a questão do distanciamento entre os conteúdos formais estudados em História e a realidade vivenciada pelos alunos de EJA. Apontando de forma simplificada, possíveis explicações para um problema complexo, são apresentadas atividades didáticas que colocam educandos e educadores como agentes participativos do fazer histórico, destacando a ideia de que somos todos responsáveis pelas ações que desencadeiam mudanças para a sociedade. Ao inserir cada aluno nas atividades que remetem à vida comum, é possível despertar a percepção de que a História não é feita pelos heróis dos livros, mas por toda a humanidade e que por essa razão, é fundamental a formação de uma consciência crítica e cidadã. A metodologia usada procura evidenciar as diferenças de vida e de culturas, buscando em fontes atuais, uma referência ao passado, sem considerá-lo como um fardo a ser carregado, mas antes como um espelho onde todos podemos nos ver, na medida em que é o passado a entidade na qual todos somos forjados. Seja no passado de vida pessoal, que deve ser reconhecido como importante, seja no passado da própria humanidade, que deve ser permanentemente revisitado, é lá que podemos buscar um presente melhor para todos.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordEducação de Jovens e Adultos (EJA)en
dc.subject.keywordHistória - estudo e ensinoen
dc.subject.keywordCidadaniaen
dc.titleSuperando a distância entre conteúdo e realidade sujeito de EJA : verbo e objeto da históriaen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2013-09-17T11:20:15Z-
dc.date.available2013-09-17T11:20:15Z-
dc.date.issued2013-09-17T11:20:15Z-
dc.date.submitted2010-07-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/6047-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.-
dc.contributor.advisorcoKotz, Deliene Lopes Leite-
dc.themeEducação de Jovens e Adultos (EJA) : Distrito Federal : História-
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2010.07.TCC.6047pt_BR
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