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https://bdm.unb.br/handle/10483/6040
Título: | Resistência leitora : a criança que não gosta de ler |
Autor(es): | Signori, Fernanda Maria Furst |
Orientador(es): | Silva, Daniele Nunes Henrique |
Assunto: | Psicopedagogia Crianças - livros e leitura Interesses na leitura Leitura |
Data de apresentação: | 2013 |
Data de publicação: | 16-Set-2013 |
Referência: | SIGNORI, Fernanda Maria Furst. Resistência leitora: a criança que não gosta de ler. 2013. 59 f., il. Monografia (Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
Resumo: | A linguagem, como sistema simbólico no processo sócio-histórico do desenvolvimento humano, é fundamental na mediação entre sujeito e objeto de conhecimento. Na sociedade contemporânea, a capacidade para utilizar material escrito é indispensável para se ter acesso a todo tipo de informação; além de ser um elemento essencial à inserção social do indivíduo. A escola primária brasileira por muito tempo concebeu a formação do leitor sob um processo de transmissão das habilidades básicas ortográficas. Atualmente, discute-se a importância do uso social da língua escrita e a diversidade dos modos de leitura. Apesar da evidente importância da leitura, é possível encontrar crianças que não gostam de ler. Assunto discutido no presente trabalho, por meio de uma pesquisa qualitativa baseada no estudo de caso de uma criança do sexo masculino de nove anos de idade, aluno de uma escola particular localizada na Região Administrativa V de Brasília. O objetivo do projeto é demonstrar à criança que é possível ler de maneira lúdica, a ponto de desenvolver o gosto pela leitura; assim como treinar a habilidade, melhorando a fluência, a criatividade, a curiosidade e o ato de imaginar, interagindo com o texto. Para a pesquisa foram utilizados: gravador, máquina fotográfica e material de papelaria para a realização das atividades práticas relacionadas à leitura. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, 2013. |
Aparece na Coleção: | Psicopedagogia Clínica e Institucional
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