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Título: Acesso aos diferentes gêneros textuais e a criação de espaços literários como estratégias para minimizar as dificuldades de leitura e escrita do 1º segmento da EJA
Autor(es): Magalhães, Marcilene dos Santos
Orientador(es): Lopes, Ruth Gonçalves de Faria
Coorientador(es): Santos, Cléssia Mara
Tema: Educação de Jovens e Adultos (EJA) : Distrito Federal : Língua Portuguesa
Assunto: Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Distúrbios da aprendizagem
Leitura
Escrita
Data de apresentação: Jul-2010
Data de publicação: 16-Set-2013
Referência: MAGALHÃES, Marcilene dos Santos. Acesso aos diferentes gêneros textuais e a criação de espaços literários como estratégias para minimizar as dificuldades de leitura e escrita do 1º segmento da EJA. 2010. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2010.
Resumo: A educação de Jovens e adultos é uma modalidade de ensino que visa oferecer oportunidade de estudo a pessoas que não tiveram acesso ao Ensino Regular. Muitas são as dificuldades e angústias apontadas no trabalho pedagógico; por apresentarem problemas de indisciplina, dificuldades de aprendizagem, por serem analfabetos. Tal quadro precisa ser revertido. A EJA não pode ser depositária dos sujeitos com os quais a escola não consegue lidar. Ela esta destinada a sujeitos específicos, caracterizados pela experiência da exclusão social que vem marcando a história brasileira. Essa modalidade de ensino leva em conta as condições de vida e de trabalho do aluno. De fato, é grande o numero de alunos que continuam a margem da escola ou, dentro dela, sem aprender, ou, ainda, aprendendo, mas não sabendo o que fazer com o que aprenderam em sua etapa de escolarização, por terem sido obrigados a estudar conteúdos sem significação para suas vidas. Assim, o professor deve buscar caminhos para melhorar a aprendizagem, trabalhar com várias estratégias, proporcionando a todos envolvidos uma aprendizagem significativa, tornando-se relevante em todo o processo de aprendizagem. Assim, esse projeto tem por objetivo desenvolver estratégias que favorecem a aprendizagem de leitura e escrita usando de diversos gêneros literários e construindo espaços literários para minimizar as dificuldades de leitura e escrita. O 1º segmento da EJA deve ser um instrumento para a ampliação e a capacidade de perceber e influir no mundo, oferecendo condições para que o jovem ou adulto melhore sua qualidade de vida e amplie suas oportunidades no mundo do trabalho. Finalmente, pode-se concluir que os educadores devem tentar conhecer o aluno como um todo, suas dificuldades e necessidades lembrando sempre que cada aluno é único e tem suas individualidades.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2010.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2010.07.TCC.6039
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