Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Lopes, Ruth Gonçalves de Faria | - |
dc.contributor.author | Magalhães, Marcilene dos Santos | - |
dc.identifier.citation | MAGALHÃES, Marcilene dos Santos. Acesso aos diferentes gêneros textuais e a criação de espaços literários como estratégias para minimizar as dificuldades de leitura e escrita do 1º segmento da EJA. 2010. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2010. | en |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2010. | en |
dc.description.abstract | A educação de Jovens e adultos é uma modalidade de ensino que visa oferecer oportunidade de estudo a pessoas que não tiveram acesso ao Ensino Regular. Muitas são as dificuldades e angústias apontadas no trabalho pedagógico; por apresentarem problemas de indisciplina, dificuldades de aprendizagem, por serem analfabetos. Tal quadro precisa ser revertido. A EJA não pode ser depositária dos sujeitos com os quais a escola não consegue lidar. Ela esta destinada a sujeitos específicos, caracterizados pela experiência da exclusão social que vem marcando a história brasileira. Essa modalidade de ensino leva em conta as condições de vida e de trabalho do aluno. De fato, é grande o numero de alunos que continuam a margem da escola ou, dentro dela, sem aprender, ou, ainda, aprendendo, mas não sabendo o que fazer com o que aprenderam em sua etapa de escolarização, por terem sido obrigados a estudar conteúdos sem significação para suas vidas. Assim, o professor deve buscar caminhos para melhorar a aprendizagem, trabalhar com várias estratégias, proporcionando a todos envolvidos uma aprendizagem significativa, tornando-se relevante em todo o processo de aprendizagem. Assim, esse projeto tem por objetivo desenvolver estratégias que favorecem a aprendizagem de leitura e escrita usando de diversos gêneros literários e construindo espaços literários para minimizar as dificuldades de leitura e escrita. O 1º segmento da EJA deve ser um instrumento para a ampliação e a capacidade de perceber e influir no mundo, oferecendo condições para que o jovem ou adulto melhore sua qualidade de vida e amplie suas oportunidades no mundo do trabalho. Finalmente, pode-se concluir que os educadores devem tentar conhecer o aluno como um todo, suas dificuldades e necessidades lembrando sempre que cada aluno é único e tem suas individualidades. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Educação de Jovens e Adultos (EJA) | en |
dc.subject.keyword | Distúrbios da aprendizagem | en |
dc.subject.keyword | Leitura | en |
dc.subject.keyword | Escrita | en |
dc.title | Acesso aos diferentes gêneros textuais e a criação de espaços literários como estratégias para minimizar as dificuldades de leitura e escrita do 1º segmento da EJA | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | en |
dc.date.accessioned | 2013-09-16T13:34:48Z | - |
dc.date.available | 2013-09-16T13:34:48Z | - |
dc.date.issued | 2013-09-16T13:34:48Z | - |
dc.date.submitted | 2010-07 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/6039 | - |
dc.language.iso | Português | en |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | - |
dc.contributor.advisorco | Santos, Cléssia Mara | - |
dc.theme | Educação de Jovens e Adultos (EJA) : Distrito Federal : Língua Portuguesa | - |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.26512/2010.07.TCC.6039 | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Educação na Diversidade e Cidadania - EJA
|