Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6038
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_MarceloCostaCarvalho.pdf156,01 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Festival de cultura da paz : uma proposta para o CEF 01 da Estrutural
Autor(es): Carvalho, Marcelo Costa
Orientador(es): Rêses, Erlando da Silva
Coorientador(es): Santos, Alzira Aparecida Diogo Alvarez dos
Tema: Educação de Jovens e Adultos (EJA) : Distrito Federal : Cultura
Assunto: Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Paz
Violência na escola
Data de apresentação: Jul-2010
Data de publicação: 16-Set-2013
Referência: CARVALHO, Marcelo Costa. Festival de cultura da paz: uma proposta para o CEF 01 da Estrutural. 2010. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2010.
Resumo: Numa tentativa de oferecer o melhor de nós como educador da Educação de Jovens e Adultos -EJA, estamos compartilhando com todos os profissionais da educação um Projeto de Intervenção Local – PIL no Centro de Ensino Fundamental – CEF 01 da Estrutural com o intuito de oferecer uma EJA com qualidade. Trata-se de um Festival de Cultura da Paz em conformidade com as estratégias do Projeto Político Pedagógico – PPP da escola que prevê a ampliação do festival para o noturno nas próximas edições. As principais atividades a serem desenvolvidas, são: Reuniões com o coordenador e a supervisora pedagógica do noturno, a direção da escola, diretora e vice, os professores, os alunos e a comunidade, para então, realizar o Evento e depois sua avaliação. Levando em consideração o princípio da construção coletiva com toda a equipe de direção e de professores, além do envolvimento e participação ativa dos alunos e da comunidade. O Projeto quer sensibilizar, conscientizar e chamar atenção para a Paz, mudar a imagem da escola, construir uma cultura de Paz e irradiar esta cultura para além dos muros da escola. Fazer do Festival de Cultura da Paz um evento anual da escola que permita a escola se tornar um centro difusor de ideias e ações em prol da Paz. Por uma escola sem violência, o projeto pretende encarar o problema de frente, focando em um trabalho pedagógico para prevenir a violência e criar um clima de Paz. Criar um momento na escola para a motivação, a criatividade, os talentos, a reflexão, o debate, a discussão e a busca de soluções alternativas para os problemas sociais. Trabalhar com Projetos é sair da rotina da sala de aula, é contemplar outros assuntos essenciais na EJA para a formação e promoção da cidadania, o respeito à diversidade, e o resgate de valores numa sociedade mais justa e humana. Pretende-se mudar o paradigma: “Isto é problema do Governo” para “Isto seja um problema nosso” e começar a refletir sobre: “O que eu posso fazer para mudar esta realidade?”.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2010.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2010.07.TCC.6038
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Educação na Diversidade e Cidadania - EJA



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.