Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Rêses, Erlando da Silva | - |
dc.contributor.author | Carvalho, Marcelo Costa | - |
dc.identifier.citation | CARVALHO, Marcelo Costa. Festival de cultura da paz: uma proposta para o CEF 01 da Estrutural. 2010. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2010. | en |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2010. | en |
dc.description.abstract | Numa tentativa de oferecer o melhor de nós como educador da Educação de Jovens e Adultos -EJA, estamos compartilhando com todos os profissionais da educação um Projeto de Intervenção Local – PIL no Centro de Ensino Fundamental – CEF 01 da Estrutural com o intuito de oferecer uma EJA com qualidade. Trata-se de um Festival de Cultura da Paz em conformidade com as estratégias do Projeto Político Pedagógico – PPP da escola que prevê a ampliação do festival para o noturno nas próximas edições. As principais atividades a serem desenvolvidas, são: Reuniões com o coordenador e a supervisora pedagógica do noturno, a direção da escola, diretora e vice, os professores, os alunos e a comunidade, para então, realizar o Evento e depois sua avaliação. Levando em consideração o princípio da construção coletiva com toda a equipe de direção e de professores, além do envolvimento e participação ativa dos alunos e da comunidade. O Projeto quer sensibilizar, conscientizar e chamar atenção para a Paz, mudar a imagem da escola, construir uma cultura de Paz e irradiar esta cultura para além dos muros da escola. Fazer do Festival de Cultura da Paz um evento anual da escola que permita a escola se tornar um centro difusor de ideias e ações em prol da Paz. Por uma escola sem violência, o projeto pretende encarar o problema de frente, focando em um trabalho pedagógico para prevenir a violência e criar um clima de Paz. Criar um momento na escola para a motivação, a criatividade, os talentos, a reflexão, o debate, a discussão e a busca de soluções alternativas para os problemas sociais. Trabalhar com Projetos é sair da rotina da sala de aula, é contemplar outros assuntos essenciais na EJA para a formação e promoção da cidadania, o respeito à diversidade, e o resgate de valores numa sociedade mais justa e humana. Pretende-se mudar o paradigma: “Isto é problema do Governo” para “Isto seja um problema nosso” e começar a refletir sobre: “O que eu posso fazer para mudar esta realidade?”. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Educação de Jovens e Adultos (EJA) | en |
dc.subject.keyword | Paz | en |
dc.subject.keyword | Violência na escola | en |
dc.title | Festival de cultura da paz : uma proposta para o CEF 01 da Estrutural | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | en |
dc.date.accessioned | 2013-09-16T13:21:33Z | - |
dc.date.available | 2013-09-16T13:21:33Z | - |
dc.date.issued | 2013-09-16T13:21:33Z | - |
dc.date.submitted | 2010-07 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/6038 | - |
dc.language.iso | Português | en |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | - |
dc.contributor.advisorco | Santos, Alzira Aparecida Diogo Alvarez dos | - |
dc.theme | Educação de Jovens e Adultos (EJA) : Distrito Federal : Cultura | - |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.26512/2010.07.TCC.6038 | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Educação na Diversidade e Cidadania - EJA
|