Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6027
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_LauroDeOliveiraJunior.pdf3,13 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise dos efeitos da injeção de água na performance e característica de emissões em motores diesel de injeção direta utilizando misturas diesel-biodiesel
Autor(es): Oliveira Júnior, Lauro de
Orientador(es): Hidalgo Falla, Maria del Pilar
Assunto: Biodiesel
Motor - diesel
Biocombustíveis
Poluentes
Data de apresentação: 10-Jul-2013
Data de publicação: 13-Set-2013
Referência: OLIVEIRA JÚNIOR, Lauro de. Análise dos efeitos da injeção de água na performance e característica de emissões em motores diesel de injeção direta utilizando misturas diesel-biodiesel. 2013. xi, 49 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia Mecânica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Observando os níveis de emissões de poluentes por gases de exaustão de veículos automotores cada vez mais restritos e o crescente incentivo governamental para o uso de energias renováveis, o biodiesel vem se destacando para cumprir tal propósito, de reduzir emissões sendo um biocombustível. Porém, estudos mostram que as emissões de NOx aumentam com o seu uso. Este projeto propõe um método de redução deste gás utilizando um elemento abundante e de baixo custo, a água, observando também os parâmetros de desempenho do motor. Este método consiste em fazer a injeção de água em forma de névoa no coletor de admissão dos motores de ignição por compressão. Os testes demostraram a eficácia da água para tal propósito em uma faixa entre 0,15 a 1,15 kg/h. __________________________________________________________________________ ABSTRACT
Observing the levels of pollutant emissions by exhaust gases from vehicles engines increasingly restricted and increasing government incentives for use of renewable energy, biodiesel has been highlighted to meet that purpose, to reduce emissions being a biofuel. However, studies show that NOx emissions increase with its use. This project proposes a method for reducing this gas using an element of this abundant and inexpensive, water, also observing the performance parameters. This method consists of injecting water in mist form in the intake manifold of the engine ignition. The tests demonstrated the efficacy of water for this purpose in a range of 0.15 to 1.15 kg/h.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2013.
Aparece na Coleção:Engenharia Mecânica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons