Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/6005
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_LucasNunesSantos.pdf376,84 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Café e cafeína : uma abordagem contextualizada e interdisciplinar
Autor(es): Santos, Lucas Nunes
Orientador(es): Silva, Roberto Ribeiro da
Assunto: Café
Cafeína
Química - estudo e ensino
Data de apresentação: 24-Jul-2013
Data de publicação: 12-Set-2013
Referência: SANTOS, Lucas Nunes. Café e cafeína: uma abordagem contextualizada e interdisciplinar. 2013. vi, 34 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Química)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: A cafeína é uma substância presente em muitos produtos principalmente no café. Esta substância estimula o sistema nervoso central e causa dependência com o uso contínuo, o que fez com que a utilização do café fosse útil e prazeroso ao ser humano. Este modificou a história e a geografia do mundo para satisfazer seu consumo. Levando em consideração o papel da Química para explicar a cafeína suas propriedades, o cultivo do café para justificar a decorrência de eventos históricos como a escravidão e a imigração, elaboramos um folder. A elaboração considerou aspectos obtidos nas entrevistas, realizadas com alunos de graduação, que demonstraram pouco conhecimento sobre a substância cafeína. Dessa forma, espera-se mostrar aos alunos do ensino médio como uma presença de uma substância, com efeitos sobre o sistema nervoso central, tornou a bebida café um vício. E como o café transformou a economia e sociedade nacional.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2013.
Aparece na Coleção:Química



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons