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Título: Nossas histórias, nossas vitórias!
Autor(es): Santos, Kelvia Rodrigues dos
Santos, Núbia Rodrigues dos
Orientador(es): Reis, Renato Hilário dos
Coorientador(es): Oliveira, Leila Maria de Jesus
Tema: Educação de Jovens e Adultos (EJA) : Distrito Federal : Cidadania
Assunto: Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Motivação na educação
Leitura
História de vida
Data de apresentação: Jul-2010
Data de publicação: 12-Set-2013
Referência: SANTOS, Kelvia Rodrigues dos; SANTOS, Núbia Rodrigues dos. Nossas histórias, nossas vitórias!. 2010. 20 f.,il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2010.
Resumo: Nossas Histórias, nossas Vitórias é um projeto de intervenção local – PIL, que tem a intenção de instigar o aluno a refletir sobre sua história de vida, sua vivência, sua trajetória. Procura validar as conquistas do educando, propiciando estratégias para que o mesmo sinta-se autorizado a compartilhar com os amigos e professores um pouquinho da essência humana singular que cada um carrega em sua memória-viva. Os alunos e alunas de EJA trazem consigo uma visão de mundo influenciada por seus traços culturais de origem e por sua vivência social, familiar e profissional. O projeto tem como objetivo primordial compreender a decisão do aluno em recomeçar, ao escolher retomar ou mesmo iniciar o caminho escolar. A interrogação passará a nos acompanhar como recurso motivador para que este sujeito trabalhador, estudante da EJA, aprenda por meio de sua própria história de vida. O projeto pretende provocar em cada um, habilidades específicas para a ampliação do ato de realizar leituras, produções e interpretações focadas no contexto e na história de vida. A procura de jovens e adultos pela escola não se dá de forma simples e fácil. Ao contrário, em muitos casos, trata-se de uma decisão que envolve as famílias; os patrões; as condições de acesso e as distâncias entre casa e escola e as possibilidades de custear os estudos. Muitas vezes, trata-se de um processo contínuo de idas e vindas, de ingressos e interrupções. Ir à escola, para um jovem ou adulto é, antes de tudo, um desafio que dá força a um projeto de vida. Portanto, nosso PIL tem como meta propiciar estratégias específicas para que o sujeito da EJA compreenda a relação existente entre os conteúdos escolares e sua história de vida como também situações vivenciadas em seu cotidiano.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2010.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2010.07.TCC.6001
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