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dc.contributor.advisorReis, Renato Hilário dos-
dc.contributor.authorSantos, Kelvia Rodrigues dos-
dc.contributor.authorSantos, Núbia Rodrigues dos-
dc.identifier.citationSANTOS, Kelvia Rodrigues dos; SANTOS, Núbia Rodrigues dos. Nossas histórias, nossas vitórias!. 2010. 20 f.,il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2010.en
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2010.en
dc.description.abstractNossas Histórias, nossas Vitórias é um projeto de intervenção local – PIL, que tem a intenção de instigar o aluno a refletir sobre sua história de vida, sua vivência, sua trajetória. Procura validar as conquistas do educando, propiciando estratégias para que o mesmo sinta-se autorizado a compartilhar com os amigos e professores um pouquinho da essência humana singular que cada um carrega em sua memória-viva. Os alunos e alunas de EJA trazem consigo uma visão de mundo influenciada por seus traços culturais de origem e por sua vivência social, familiar e profissional. O projeto tem como objetivo primordial compreender a decisão do aluno em recomeçar, ao escolher retomar ou mesmo iniciar o caminho escolar. A interrogação passará a nos acompanhar como recurso motivador para que este sujeito trabalhador, estudante da EJA, aprenda por meio de sua própria história de vida. O projeto pretende provocar em cada um, habilidades específicas para a ampliação do ato de realizar leituras, produções e interpretações focadas no contexto e na história de vida. A procura de jovens e adultos pela escola não se dá de forma simples e fácil. Ao contrário, em muitos casos, trata-se de uma decisão que envolve as famílias; os patrões; as condições de acesso e as distâncias entre casa e escola e as possibilidades de custear os estudos. Muitas vezes, trata-se de um processo contínuo de idas e vindas, de ingressos e interrupções. Ir à escola, para um jovem ou adulto é, antes de tudo, um desafio que dá força a um projeto de vida. Portanto, nosso PIL tem como meta propiciar estratégias específicas para que o sujeito da EJA compreenda a relação existente entre os conteúdos escolares e sua história de vida como também situações vivenciadas em seu cotidiano.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordEducação de Jovens e Adultos (EJA)en
dc.subject.keywordMotivação na educaçãoen
dc.subject.keywordLeituraen
dc.subject.keywordHistória de vidaen
dc.titleNossas histórias, nossas vitórias!en
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2013-09-12T10:40:10Z-
dc.date.available2013-09-12T10:40:10Z-
dc.date.issued2013-09-12T10:40:10Z-
dc.date.submitted2010-07-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/6001-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.-
dc.contributor.advisorcoOliveira, Leila Maria de Jesus-
dc.themeEducação de Jovens e Adultos (EJA) : Distrito Federal : Cidadania-
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2010.07.TCC.6001pt_BR
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