Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Reis, Renato Hilário dos | - |
dc.contributor.author | Santos, Kelvia Rodrigues dos | - |
dc.contributor.author | Santos, Núbia Rodrigues dos | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Kelvia Rodrigues dos; SANTOS, Núbia Rodrigues dos. Nossas histórias, nossas vitórias!. 2010. 20 f.,il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2010. | en |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2010. | en |
dc.description.abstract | Nossas Histórias, nossas Vitórias é um projeto de intervenção local – PIL, que tem a intenção de instigar o aluno a refletir sobre sua história de vida, sua vivência, sua trajetória. Procura validar as conquistas do educando, propiciando estratégias para que o mesmo sinta-se autorizado a compartilhar com os amigos e professores um pouquinho da essência humana singular que cada um carrega em sua memória-viva. Os alunos e alunas de EJA trazem consigo uma visão de mundo influenciada por seus traços culturais de origem e por sua vivência social, familiar e profissional. O projeto tem como objetivo primordial compreender a decisão do aluno em recomeçar, ao escolher retomar ou mesmo iniciar o caminho escolar. A interrogação passará a nos acompanhar como recurso motivador para que este sujeito trabalhador, estudante da EJA, aprenda por meio de sua própria história de vida. O projeto pretende provocar em cada um, habilidades específicas para a ampliação do ato de realizar leituras, produções e interpretações focadas no contexto e na história de vida. A procura de jovens e adultos pela escola não se dá de forma simples e fácil. Ao contrário, em muitos casos, trata-se de uma decisão que envolve as famílias; os patrões; as condições de acesso e as distâncias entre casa e escola e as possibilidades de custear os estudos. Muitas vezes, trata-se de um processo contínuo de idas e vindas, de ingressos e interrupções. Ir à escola, para um jovem ou adulto é, antes de tudo, um desafio que dá força a um projeto de vida. Portanto, nosso PIL tem como meta propiciar estratégias específicas para que o sujeito da EJA compreenda a relação existente entre os conteúdos escolares e sua história de vida como também situações vivenciadas em seu cotidiano. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Educação de Jovens e Adultos (EJA) | en |
dc.subject.keyword | Motivação na educação | en |
dc.subject.keyword | Leitura | en |
dc.subject.keyword | História de vida | en |
dc.title | Nossas histórias, nossas vitórias! | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | en |
dc.date.accessioned | 2013-09-12T10:40:10Z | - |
dc.date.available | 2013-09-12T10:40:10Z | - |
dc.date.issued | 2013-09-12T10:40:10Z | - |
dc.date.submitted | 2010-07 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/6001 | - |
dc.language.iso | Português | en |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | - |
dc.contributor.advisorco | Oliveira, Leila Maria de Jesus | - |
dc.theme | Educação de Jovens e Adultos (EJA) : Distrito Federal : Cidadania | - |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.26512/2010.07.TCC.6001 | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Educação na Diversidade e Cidadania - EJA
|