Título: | Educação de adolescentes, jovens e adultos: os desafios de ensinar a ler e escrever no primeiro segmento |
Autor(es): | Castilho, Joacelma Luzia Xavier de Souza Vieira, Maria do Socorro Santos |
Orientador(es): | Machado, Maria Margarida |
Coorientador(es): | Bottechia, Juliana Alves de Araújo |
Tema: | Educação de Jovens e Adultos (EJA) : Goiás (Estado) : Língua Portuguesa |
Assunto: | Educação de Jovens e Adultos (EJA) Alfabetização Letramento |
Data de apresentação: | Jun-2010 |
Data de publicação: | 11-Set-2013 |
Referência: | CASTILHO, Joacelma Luzia Xavier de Souza; VIEIRA, Maria do Socorro Santos. Educação de adolescentes, jovens e adultos: os desafios de ensinar a ler e escrever no primeiro segmento. 2010. 28 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Goiânia, 2010. |
Resumo: | A história da educação é marcada pela busca de “novos métodos” e “novas práticas educativas” que mais se adéquam à realidade cultural da educação de jovens e adultos e que consiga abarcar a especificidade do atendimento para essa modalidade de ensino. Valorizar a diversidade e romper com as práticas “bancárias” sendo os sujeitos protagonistas dos saberes, tornase um desafio para os educadores, pois exige mudança de postura frente aos desafios posto na educação de jovens e adultos. A proposta da Educação de Adolescentes, Jovens e Adultos - EAJA da Rede Municipal de Educação de Goiânia - RME destaca o papel social da escola no processo de inclusão social, pautando-se nos princípios da educação libertadora e tem como objetivo contribuir para uma sociedade mais justa. Nesse sentido, direcionamos o Projeto de Intervenção Local - PIL nas turmas de extensão da Companhia de Urbanização de Goiânia - COMURG na RME de Goiânia com o foco nas práticas de leitura e escrita visando uma compreensão de aquisição da língua para além da codificação e decodificação, por entendermos que o efetivo domínio da tecnologia da leitura e da escrita implica habilidades diferenciadas que deverá propiciar ao educando uma visão crítica e transformadora de si e do mundo. Para tanto, serão propostas ações de intervenções que nortearão o processo de ensino-aprendizagem visando habilidades de leitura e escrita relacionadas com as práticas sociais dos educandos trabalhadores. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2010. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2010.06.TCC.5994 |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Educação na Diversidade e Cidadania - EJA
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.