Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5994
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_JoacelmaCastilho_MariadoSocorroSant.pdf155,6 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorMachado, Maria Margarida-
dc.contributor.authorCastilho, Joacelma Luzia Xavier de Souza-
dc.contributor.authorVieira, Maria do Socorro Santos-
dc.identifier.citationCASTILHO, Joacelma Luzia Xavier de Souza; VIEIRA, Maria do Socorro Santos. Educação de adolescentes, jovens e adultos: os desafios de ensinar a ler e escrever no primeiro segmento. 2010. 28 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Goiânia, 2010.en
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2010.en
dc.description.abstractA história da educação é marcada pela busca de “novos métodos” e “novas práticas educativas” que mais se adéquam à realidade cultural da educação de jovens e adultos e que consiga abarcar a especificidade do atendimento para essa modalidade de ensino. Valorizar a diversidade e romper com as práticas “bancárias” sendo os sujeitos protagonistas dos saberes, tornase um desafio para os educadores, pois exige mudança de postura frente aos desafios posto na educação de jovens e adultos. A proposta da Educação de Adolescentes, Jovens e Adultos - EAJA da Rede Municipal de Educação de Goiânia - RME destaca o papel social da escola no processo de inclusão social, pautando-se nos princípios da educação libertadora e tem como objetivo contribuir para uma sociedade mais justa. Nesse sentido, direcionamos o Projeto de Intervenção Local - PIL nas turmas de extensão da Companhia de Urbanização de Goiânia - COMURG na RME de Goiânia com o foco nas práticas de leitura e escrita visando uma compreensão de aquisição da língua para além da codificação e decodificação, por entendermos que o efetivo domínio da tecnologia da leitura e da escrita implica habilidades diferenciadas que deverá propiciar ao educando uma visão crítica e transformadora de si e do mundo. Para tanto, serão propostas ações de intervenções que nortearão o processo de ensino-aprendizagem visando habilidades de leitura e escrita relacionadas com as práticas sociais dos educandos trabalhadores.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordEducação de Jovens e Adultos (EJA)en
dc.subject.keywordAlfabetizaçãoen
dc.subject.keywordLetramentoen
dc.titleEducação de adolescentes, jovens e adultos: os desafios de ensinar a ler e escrever no primeiro segmentoen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2013-09-11T12:53:04Z-
dc.date.available2013-09-11T12:53:04Z-
dc.date.issued2013-09-11T12:53:04Z-
dc.date.submitted2010-06-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/5994-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.-
dc.contributor.advisorcoBottechia, Juliana Alves de Araújo-
dc.themeEducação de Jovens e Adultos (EJA) : Goiás (Estado) : Língua Portuguesa-
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2010.06.TCC.5994pt_BR
Aparece na Coleção:Educação na Diversidade e Cidadania - EJA



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.