Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5992
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_JoelmaBomfimDaCruzCampos.pdf668,97 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A problemática da evasão escolar na educação de jovens e adultos : uma solução para a inclusão na sociedade e no mercado de trabalho
Autor(es): Campos, Joelma Bomfim da Cruz
Orientador(es): Rego, Elizabeth Danziato
Coorientador(es): Lima, Airan Almeida de
Tema: Educação de Jovens e Adultos (EJA) : Distrito Federal : Evasão
Assunto: Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Evasão escolar
Ensino profissional
Educação à distância
Data de apresentação: Jul-2010
Data de publicação: 11-Set-2013
Referência: CAMPOS, Joelma Bomfim da Cruz. A problemática da evasão escolar na educação de jovens e adultos: uma solução para a inclusão na sociedade e no mercado de trabalho. 2010. 48 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2010.
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso apresenta o Projeto de Intervenção Local – PIL a ser desenvolvido por meio de uma pesquisa sobre evasão escolar dos alunos que ingressaram, durante o ano de 2009, no PROEJA-EAD (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – Educação a Distância) nos cursos técnicos de nível médio – Técnico de Administração e Técnico de Informática da Escola Técnica de Ceilândia/Secretária de Estado de Ciência e Tecnologia/DF. Os cursos citados participam do Programa e-Tec Brasil (Escola Técnica Aberta do Brasil) coordenado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica/Ministério da Educação que propõe a expansão do ensino médio, na educação de jovens e adultos, articulado com a formação profissional na modalidade de ensino a distância.A evasão dos discentes durante os três semestres ofertados sendo superior a 80% despertou o interesse de um estudo maior para a busca da diminuição da evasão na educação de jovens e adultos, como uma solução para a inclusão na sociedade e no mercado de trabalho. Por essa razão, realizou-se um estudo piloto aplicando-se um questionário aos alunos dos referidos cursos, a fim de conhecer as possíveis causas dessa evasão, bem como validar o referido instrumento de coleta de dados. Analisar as causas que levam os alunos do PROEJA-EAD a evadirem dos cursos técnicos de nível médio da Escola Técnica de Ceilândia é o propósito deste estudo, buscando estratégias para minimizar tal fato.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2010.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2010.07.TCC.5992
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Educação na Diversidade e Cidadania - EJA



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.