Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5992
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_JoelmaBomfimDaCruzCampos.pdf668,97 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorRego, Elizabeth Danziato-
dc.contributor.authorCampos, Joelma Bomfim da Cruz-
dc.identifier.citationCAMPOS, Joelma Bomfim da Cruz. A problemática da evasão escolar na educação de jovens e adultos: uma solução para a inclusão na sociedade e no mercado de trabalho. 2010. 48 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2010.en
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2010.en
dc.description.abstractEste trabalho de conclusão de curso apresenta o Projeto de Intervenção Local – PIL a ser desenvolvido por meio de uma pesquisa sobre evasão escolar dos alunos que ingressaram, durante o ano de 2009, no PROEJA-EAD (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – Educação a Distância) nos cursos técnicos de nível médio – Técnico de Administração e Técnico de Informática da Escola Técnica de Ceilândia/Secretária de Estado de Ciência e Tecnologia/DF. Os cursos citados participam do Programa e-Tec Brasil (Escola Técnica Aberta do Brasil) coordenado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica/Ministério da Educação que propõe a expansão do ensino médio, na educação de jovens e adultos, articulado com a formação profissional na modalidade de ensino a distância.A evasão dos discentes durante os três semestres ofertados sendo superior a 80% despertou o interesse de um estudo maior para a busca da diminuição da evasão na educação de jovens e adultos, como uma solução para a inclusão na sociedade e no mercado de trabalho. Por essa razão, realizou-se um estudo piloto aplicando-se um questionário aos alunos dos referidos cursos, a fim de conhecer as possíveis causas dessa evasão, bem como validar o referido instrumento de coleta de dados. Analisar as causas que levam os alunos do PROEJA-EAD a evadirem dos cursos técnicos de nível médio da Escola Técnica de Ceilândia é o propósito deste estudo, buscando estratégias para minimizar tal fato.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordEducação de Jovens e Adultos (EJA)en
dc.subject.keywordEvasão escolaren
dc.subject.keywordEnsino profissionalen
dc.subject.keywordEducação à distânciaen
dc.titleA problemática da evasão escolar na educação de jovens e adultos : uma solução para a inclusão na sociedade e no mercado de trabalhoen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2013-09-11T12:34:37Z-
dc.date.available2013-09-11T12:34:37Z-
dc.date.issued2013-09-11T12:34:37Z-
dc.date.submitted2010-07-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/5992-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.-
dc.contributor.advisorcoLima, Airan Almeida de-
dc.themeEducação de Jovens e Adultos (EJA) : Distrito Federal : Evasão-
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2010.07.TCC.5992pt_BR
Aparece na Coleção:Educação na Diversidade e Cidadania - EJA



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.