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Título: Permanência dos alunos na Educação de Jovens e Adultos – EJA : propostas de ações motivadoras
Autor(es): Silva, Isabel Pereira dos Santos
Lima, Itamí Luiz de
Araujo, Roberto dos Santos
Orientador(es): Aires, Carmenísia Jacobina
Coorientador(es): Silva, Alexandra Pereira da
Tema: Educação de Jovens e Adultos (EJA) : Distrito Federal : Evasão
Assunto: Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Evasão escolar
Motivação na educação
Autoestima - estudantes
Data de apresentação: Jul-2010
Data de publicação: 10-Set-2013
Referência: SILVA, Isabel Pereira dos Santos; LIMA, Itamí Luiz de; ARAUJO, Roberto dos Santos. Permanência dos alunos na Educação de Jovens e Adultos – EJA: propostas de ações motivadoras. 2010. 29 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2010.
Resumo: Algumas ações e projetos específicos podem determinar a continuação ou não dos estudos dos alunos da educação de jovens e adultos – EJA. Isso ocorre, principalmente, por suas características peculiares que envolvem a necessidade de trabalhar, dificuldades em estudar na idade escolar mais apropriada, assim como devido a auto-estima tão fragilizada por suas angústias pessoais e dificuldades socioeconômicas impostas por modelos econômicos governamentais que privilegiam apenas os mais abastados de nossa sociedade. Identificar e propor ações motivadoras para sua permanência nos estudos não é tarefa fácil. Logo, a implantação deste projeto visa oportunizar subsídios extras para que com o aumento da motivação dos estudantes a evasão diminua e que a permanência deles continue até a conclusão de seus estudos, revertendo um quadro negativo principalmente nas escolas que atendam a modalidade EJA. Para isso, os atores envolvidos no processo educacional, professores, direção, assistentes e coordenadores pedagógicos, devem estar interagindo, buscando e repassando informações sobre os alunos, discutindo inclusive com eles, temáticas do seu cotidiano, necessidades e anseios, podendo dessa forma estar mais próximo de sua realidade, para que a realização de ações específicas na EJA se tornem objetivas e que efetivamente saiam da teoria para uma prática constante. Estimular os alunos por meio de palestras, oficinas, debates e até mesmo gincanas em períodos sazonais no semestre letivo torna-se instrumento motivador para a permanência dos alunos até o final do curso.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2010.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2010.07.TCC.5987
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