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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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| 2010_IsabelSilva_ItamiLima_RobertoAraujo.pdf | 140,5 kB | Adobe PDF | ver/abrir |
| Título: | Permanência dos alunos na Educação de Jovens e Adultos – EJA : propostas de ações motivadoras |
| Autor(es): | Silva, Isabel Pereira dos Santos Lima, Itamí Luiz de Araujo, Roberto dos Santos |
| Orientador(es): | Aires, Carmenísia Jacobina |
| Coorientador(es): | Silva, Alexandra Pereira da |
| Tema: | Educação de Jovens e Adultos (EJA) : Distrito Federal : Evasão |
| Assunto: | Educação de Jovens e Adultos (EJA) Evasão escolar Motivação na educação Autoestima - estudantes |
| Data de apresentação: | Jul-2010 |
| Data de publicação: | 10-Set-2013 |
| Referência: | SILVA, Isabel Pereira dos Santos; LIMA, Itamí Luiz de; ARAUJO, Roberto dos Santos. Permanência dos alunos na Educação de Jovens e Adultos – EJA: propostas de ações motivadoras. 2010. 29 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2010. |
| Resumo: | Algumas ações e projetos específicos podem determinar a continuação ou não dos estudos dos alunos da educação de jovens e adultos – EJA. Isso ocorre, principalmente, por suas características peculiares que envolvem a necessidade de trabalhar, dificuldades em estudar na idade escolar mais apropriada, assim como devido a auto-estima tão fragilizada por suas angústias pessoais e dificuldades socioeconômicas impostas por modelos econômicos governamentais que privilegiam apenas os mais abastados de nossa sociedade. Identificar e propor ações motivadoras para sua permanência nos estudos não é tarefa fácil. Logo, a implantação deste projeto visa oportunizar subsídios extras para que com o aumento da motivação dos estudantes a evasão diminua e que a permanência deles continue até a conclusão de seus estudos, revertendo um quadro negativo principalmente nas escolas que atendam a modalidade EJA. Para isso, os atores envolvidos no processo educacional, professores, direção, assistentes e coordenadores pedagógicos, devem estar interagindo, buscando e repassando informações sobre os alunos, discutindo inclusive com eles, temáticas do seu cotidiano, necessidades e anseios, podendo dessa forma estar mais próximo de sua realidade, para que a realização de ações específicas na EJA se tornem objetivas e que efetivamente saiam da teoria para uma prática constante. Estimular os alunos por meio de palestras, oficinas, debates e até mesmo gincanas em períodos sazonais no semestre letivo torna-se instrumento motivador para a permanência dos alunos até o final do curso. |
| Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2010. |
| DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2010.07.TCC.5987 |
| Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
| Aparece na Coleção: | Educação na Diversidade e Cidadania - EJA |
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