Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Aires, Carmenísia Jacobina | - |
dc.contributor.author | Silva, Isabel Pereira dos Santos | - |
dc.contributor.author | Lima, Itamí Luiz de | - |
dc.contributor.author | Araujo, Roberto dos Santos | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Isabel Pereira dos Santos; LIMA, Itamí Luiz de; ARAUJO, Roberto dos Santos. Permanência dos alunos na Educação de Jovens e Adultos – EJA: propostas de ações motivadoras. 2010. 29 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2010. | en |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2010. | en |
dc.description.abstract | Algumas ações e projetos específicos podem determinar a continuação ou não dos estudos dos alunos da educação de jovens e adultos – EJA. Isso ocorre, principalmente, por suas características peculiares que envolvem a necessidade de trabalhar, dificuldades em estudar na idade escolar mais apropriada, assim como devido a auto-estima tão fragilizada por suas angústias pessoais e dificuldades socioeconômicas impostas por modelos econômicos governamentais que privilegiam apenas os mais abastados de nossa sociedade. Identificar e propor ações motivadoras para sua permanência nos estudos não é tarefa fácil. Logo, a implantação deste projeto visa oportunizar subsídios extras para que com o aumento da motivação dos estudantes a evasão diminua e que a permanência deles continue até a conclusão de seus estudos, revertendo um quadro negativo principalmente nas escolas que atendam a modalidade EJA. Para isso, os atores envolvidos no processo educacional, professores, direção, assistentes e coordenadores pedagógicos, devem estar interagindo, buscando e repassando informações sobre os alunos, discutindo inclusive com eles, temáticas do seu cotidiano, necessidades e anseios, podendo dessa forma estar mais próximo de sua realidade, para que a realização de ações específicas na EJA se tornem objetivas e que efetivamente saiam da teoria para uma prática constante. Estimular os alunos por meio de palestras, oficinas, debates e até mesmo gincanas em períodos sazonais no semestre letivo torna-se instrumento motivador para a permanência dos alunos até o final do curso. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Educação de Jovens e Adultos (EJA) | en |
dc.subject.keyword | Evasão escolar | en |
dc.subject.keyword | Motivação na educação | en |
dc.subject.keyword | Autoestima - estudantes | en |
dc.title | Permanência dos alunos na Educação de Jovens e Adultos – EJA : propostas de ações motivadoras | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | en |
dc.date.accessioned | 2013-09-10T15:30:03Z | - |
dc.date.available | 2013-09-10T15:30:03Z | - |
dc.date.issued | 2013-09-10T15:30:03Z | - |
dc.date.submitted | 2010-07 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/5987 | - |
dc.language.iso | Português | en |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | - |
dc.contributor.advisorco | Silva, Alexandra Pereira da | - |
dc.theme | Educação de Jovens e Adultos (EJA) : Distrito Federal : Evasão | - |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.26512/2010.07.TCC.5987 | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Educação na Diversidade e Cidadania - EJA
|