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https://bdm.unb.br/handle/10483/5907
Título: | A sala de recursos para deficientes visuais : um estudo de caso |
Autor(es): | Sampaio, Laura Firminio |
Orientador(es): | Caixeta, Juliana Eugênia |
Assunto: | Educação inclusiva Deficientes visuais - educação |
Data de apresentação: | 18-Jul-2013 |
Data de publicação: | 26-Ago-2013 |
Referência: | SAMPAIO, Laura Firminio. A sala de recursos para deficientes visuais: um estudo de caso. 2013. 21 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2013. |
Resumo: | Na inclusão, todas as pessoas devem ter a oportunidade de escolarização sem qualquer restrição. Para tanto, é necessário o respeito e a valorização da diversidade humana e social ao mesmo tempo em que é fundamental a garantia não só do acesso, mas da permanência e desenvolvimento da pessoa na escola. Esta pesquisa versa sobre o funcionamento de uma sala de recursos para deficientes visuais, sejam eles cegos ou com baixa visão, do Distrito Federal. Portanto, o objetivo deste estudo foi identificar como funciona a sala de recursos para deficientes visuais e quais contribuições para o ensino-aprendizagem ela traz do ponto de vista do aluno/a deficiente visual incluído/a. Os dados foram obtidos por meio de observações e entrevistas semiestruturadas e analisados de forma dialógica. Os resultados indicaram que a sala de recursos tem um papel importante na estimulação da visão residual dos alunos e, também, dos sentidos remanescentes. Este trabalho de estimulação favorece o processo ensino-aprendizagem dos alunos, porque ampliam suas possibilidades de atuação no mundo dentro e fora da escola. Para isso, as professoras utilizam recursos didáticos diversificados e metodologias de mediação específicas para cada aluno/a atendido/a. Foi notável o trabalho de parceria entre as professoras da sala de recursos e os professores regentes dos alunos e seus familiares em prol do desenvolvimento da autonomia dos alunos deficientes visuais. Para os alunos, a sala de recursos contribui para o processo de alfabetização deles, mas deveria haver computadores e máquinas Braille para favorecer ainda mais os atendimentos. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Licenciatura em Ciências Naturais, 2013. |
Aparece na Coleção: | Ciências Naturais
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