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2013_LauraFirminioSampaio.pdf470,65 kBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorCaixeta, Juliana Eugênia-
dc.contributor.authorSampaio, Laura Firminio-
dc.identifier.citationSAMPAIO, Laura Firminio. A sala de recursos para deficientes visuais: um estudo de caso. 2013. 21 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2013.en
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Licenciatura em Ciências Naturais, 2013.en
dc.description.abstractNa inclusão, todas as pessoas devem ter a oportunidade de escolarização sem qualquer restrição. Para tanto, é necessário o respeito e a valorização da diversidade humana e social ao mesmo tempo em que é fundamental a garantia não só do acesso, mas da permanência e desenvolvimento da pessoa na escola. Esta pesquisa versa sobre o funcionamento de uma sala de recursos para deficientes visuais, sejam eles cegos ou com baixa visão, do Distrito Federal. Portanto, o objetivo deste estudo foi identificar como funciona a sala de recursos para deficientes visuais e quais contribuições para o ensino-aprendizagem ela traz do ponto de vista do aluno/a deficiente visual incluído/a. Os dados foram obtidos por meio de observações e entrevistas semiestruturadas e analisados de forma dialógica. Os resultados indicaram que a sala de recursos tem um papel importante na estimulação da visão residual dos alunos e, também, dos sentidos remanescentes. Este trabalho de estimulação favorece o processo ensino-aprendizagem dos alunos, porque ampliam suas possibilidades de atuação no mundo dentro e fora da escola. Para isso, as professoras utilizam recursos didáticos diversificados e metodologias de mediação específicas para cada aluno/a atendido/a. Foi notável o trabalho de parceria entre as professoras da sala de recursos e os professores regentes dos alunos e seus familiares em prol do desenvolvimento da autonomia dos alunos deficientes visuais. Para os alunos, a sala de recursos contribui para o processo de alfabetização deles, mas deveria haver computadores e máquinas Braille para favorecer ainda mais os atendimentos.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordEducação inclusivaen
dc.subject.keywordDeficientes visuais - educaçãoen
dc.titleA sala de recursos para deficientes visuais : um estudo de casoen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2013-08-26T12:43:19Z-
dc.date.available2013-08-26T12:43:19Z-
dc.date.issued2013-08-26T12:43:19Z-
dc.date.submitted2013-07-18-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/5907-
dc.language.isoPortuguêsen
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