Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/5903
Título: | A influência da relação professor-aluno na motivação/desmotivação à aprendizagem |
Autor(es): | Lira, Pedro Henrique Pereira |
Orientador(es): | Paiva, Olgamir Amância Ferreira de |
Assunto: | Motivação na educação Professores e alunos Aprendizagem |
Data de apresentação: | 18-Jul-2013 |
Data de publicação: | 21-Ago-2013 |
Referência: | LIRA, Pedro Henrique Pereira. A influência da relação professor-aluno na motivação/desmotivação à aprendizagem. 2013. 14 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2013. |
Resumo: | A relação entre o professor e o aluno nem sempre esteve em foco nas discussões do campo da Educação. Todavia, nas últimas décadas, tem sido um tema assíduo nas concepções de ensino-aprendizagem das abordagens pedagógicas. Este artigo mostra uma pesquisa realizada com alunos da 8º Série / 9º Ano de uma escola de Ensino Fundamental de Sobradinho-DF, que analisou, por meio de entrevista semi-estruturada, a questão da relação interpessoal existente entre o professor e o aluno e o seu mérito na motivação à aprendizagem. Verificou-se que o comportamento do professor pode gerar, no aluno, desmotivação ao aprendizado; no entanto, as atitudes interpessoais dos professores para com o aluno não foram vistas com a mesma significância, segundo os próprios estudantes, na motivação que estes têm para a aprendizagem dos conteúdos escolares. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Licenciatura em Ciências Naturais, 2013. |
Aparece na Coleção: | Ciências Naturais
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons