Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5901
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_RaquelLuizaRodrigues.pdf1,02 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Pedro e Camila em : ondas eletromagnéticas : um estudo sobre o ensino de ondas eletromagnéticas através de história em quadrinhos
Autor(es): Rodrigues, Raquel Luiza
Orientador(es): Monteiro, Fábio Ferreira
Assunto: Radiação
Ondas eletromagnéticas
Histórias em quadrinhos
Material didático
Data de apresentação: Jul-2013
Data de publicação: 21-Ago-2013
Referência: RODRIGUES, Raquel Luiza. Pedro e Camila em: ondas eletromagnéticas: um estudo sobre o ensino de ondas eletromagnéticas através de história em quadrinhos. 2013. 32 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2013.
Resumo: A radiação é abordada na escola como um tipo de aplicação de ondas eletromagnéticas e, conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 2002), deveria ser abordada desde o ensino fundamental como base para conteúdos futuros, sendo o início de um ciclo de conhecimentos acumulativos e significativos. Este trabalho teve por objetivo verificar a aprendizagem de alunos do ensino fundamental sobre o tema ondas eletromagnéticas, a partir da leitura de uma história em quadrinhos intitulada Pedro e Camila em: Ondas Eletromagnéticas, que trata as aplicações das ondas eletromagnéticas no cotidiano do aluno. A presente pesquisa contou com a participação de dez alunos do Ensino Fundamental de uma determinada escola da rede pública de ensino da área urbana de Planaltina - Distrito Federal. Inicialmente, foi aplicado um questionário para identificar os conhecimentos prévios dos alunos sobre os temas ondas eletromagnéticas e radiação. Após, os alunos fizeram a leitura da história em quadrinho intitulada Pedro e Camila em: Ondas Eletromagnéticas, desenvolvida pelos pesquisadores como recurso pedagógico. Após a leitura, os alunos foram, novamente, submetidos à aplicação do mesmo questionário. Os resultados evidenciaram que os alunos apresentaram mais respostas corretas sobre os temas ondas eletromagnéticas e radiação após a leitura da história em quadrinhos. Os alunos disseram que ela é um bom recurso mediacional para o ensino das temáticas.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Licenciatura em Ciências Naturais, 2013.
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons