Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5901
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_RaquelLuizaRodrigues.pdf1,02 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorMonteiro, Fábio Ferreira-
dc.contributor.authorRodrigues, Raquel Luiza-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Raquel Luiza. Pedro e Camila em: ondas eletromagnéticas: um estudo sobre o ensino de ondas eletromagnéticas através de história em quadrinhos. 2013. 32 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2013.en
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Licenciatura em Ciências Naturais, 2013.en
dc.description.abstractA radiação é abordada na escola como um tipo de aplicação de ondas eletromagnéticas e, conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 2002), deveria ser abordada desde o ensino fundamental como base para conteúdos futuros, sendo o início de um ciclo de conhecimentos acumulativos e significativos. Este trabalho teve por objetivo verificar a aprendizagem de alunos do ensino fundamental sobre o tema ondas eletromagnéticas, a partir da leitura de uma história em quadrinhos intitulada Pedro e Camila em: Ondas Eletromagnéticas, que trata as aplicações das ondas eletromagnéticas no cotidiano do aluno. A presente pesquisa contou com a participação de dez alunos do Ensino Fundamental de uma determinada escola da rede pública de ensino da área urbana de Planaltina - Distrito Federal. Inicialmente, foi aplicado um questionário para identificar os conhecimentos prévios dos alunos sobre os temas ondas eletromagnéticas e radiação. Após, os alunos fizeram a leitura da história em quadrinho intitulada Pedro e Camila em: Ondas Eletromagnéticas, desenvolvida pelos pesquisadores como recurso pedagógico. Após a leitura, os alunos foram, novamente, submetidos à aplicação do mesmo questionário. Os resultados evidenciaram que os alunos apresentaram mais respostas corretas sobre os temas ondas eletromagnéticas e radiação após a leitura da história em quadrinhos. Os alunos disseram que ela é um bom recurso mediacional para o ensino das temáticas.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordRadiaçãoen
dc.subject.keywordOndas eletromagnéticasen
dc.subject.keywordHistórias em quadrinhosen
dc.subject.keywordMaterial didáticoen
dc.titlePedro e Camila em : ondas eletromagnéticas : um estudo sobre o ensino de ondas eletromagnéticas através de história em quadrinhosen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2013-08-21T13:58:00Z-
dc.date.available2013-08-21T13:58:00Z-
dc.date.issued2013-08-21T13:58:00Z-
dc.date.submitted2013-07-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/5901-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons