Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/5898
Título: | Análise do perfil dos professores de Ciências Naturais nos anos iniciais do ensino fundamental : um estudo nas escolas de Planaltina-DF |
Autor(es): | Melo, Jenifer Ricarda de |
Orientador(es): | Viveiro, Alessandra Aparecida |
Coorientador(es): | Rotta, Jeane Cristina Gomes |
Assunto: | Ciências - estudo e ensino Professores de ciência - formação |
Data de apresentação: | Fev-2013 |
Data de publicação: | 21-Ago-2013 |
Referência: | MELO, Jenifer Ricarda de. Análise do perfil dos professores de Ciências Naturais nos anos iniciais do ensino fundamental: um estudo nas escolas de Planaltina-DF. 2013. 13 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2013. |
Resumo: | A criança precisa entrar em contato com as ciências naturais desde a sua entrada na escola. Todavia, muitas dificuldades são relatadas para a inserção deste componente curricular nos anos iniciais, como por exemplo, as lacunas na formação de profissionais que lecionam nesse nível de ensino. A presente pesquisa tem por objetivo traçar um panorama sobre o perfil de professores no ensino de ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental em escolas públicas de Planaltina-DF, a partir de dois objetivos específicos: caracterizar o professor que atua ensinando Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental em escolas públicas de Planaltina-DF; identificar as principais abordagens pedagógicas e os conceitos explorados em ciências naturais na prática docente nos anos iniciais. Os resultados da pesquisa corroboram o já exposto na literatura, em que os professores valorizam mais a formação em linguagens do estudante dos anos escolares iniciais, em detrimento do ensino de ciências por diferentes motivos, tais como falta de preparo profissional oriundo da formação inicial e continuada e dificuldades operacionais, como falta de acesso a recursos e espaço. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Licenciatura em Ciências Naturais, 2013. |
Aparece na Coleção: | Ciências Naturais
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons