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Título: Subsídios para elaboração de produto ecoturístico : ferramentas de planejamento e gestão para o município de Cavalcante-GO
Autor(es): Souza Júnior, Clodoaldo José de Almeida
Orientador(es): Jesus, Fábio de
Assunto: Ecoturismo
Turismo - marketing
Turismo - planejamento
Data de apresentação: Set-2004
Data de publicação: 31-Ago-2009
Referência: SOUZA JÚNIOR, Clodoaldo José de Almeida. Subsídios para elaboração de produto ecoturístico: ferramentas de planejamento e gestão para o município de Cavalcante-GO. 2004. 82 f. Monografia (Especialização em Ecoturismo)-Universidade de Brasília, Brasília, 2004.
Resumo: O ecoturismo depende de planejamento e gestão, principalmente em áreas com grande beleza cênica e potencial para desenvolver atividades junto à natureza. Planejamento e gestão em ecoturismo são conceitos que abrangem métodos e ferramentas práticas, para a definição de estratégias e controle da atividade ecoturística com fins ao desenvolvimento econômico-social e conservação do meio ambiente. Esta monografia estuda a possibilidade de utilização e adaptação de duas ferramentas de planejamento e gestão do ecoturismo: o marketing e o sistema de voucher. O estudo parte da análise situacional dos atores sociais envolvidos com a atividade turística no contexto do município de Cavalcante – GO. Ao fim do estudo são identificadas as principais questões, e desenvolvidos critérios a serem considerados sobre a implementação dessas ferramentas no processo de elaboração do produto ecoturístico de Cavalcante, inserido no contexto da região da Chapada dos Veadeiros.
Abstract: Ecotourism activity depends on planning and management, mainly in areas with great natural beauty and potential to develop nature activities. Planning and management in ecotourism are concepts that use practical tools and methods to define strategies and means of control for this activity, aiming social and economic development and environmental conservation. This work studies the possibility of application and adaptation of two tools in planning and management of ecotourism: marketing and the voucher system. It analyses the social actors that are involved in tourism activity, in the context of Cavalcante, State of Goiás, Brazil. And, at the end, it identifies the most important issues to be considered about the use of these two tools in the Cavalcante´s ecotouristic product elaboration process, as part of the Chapada dos Veadeiros’ context.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2004.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2004.09.TCC.589
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