Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/589
Título: | Subsídios para elaboração de produto ecoturístico : ferramentas de planejamento e gestão para o município de Cavalcante-GO |
Autor(es): | Souza Júnior, Clodoaldo José de Almeida |
Orientador(es): | Jesus, Fábio de |
Assunto: | Ecoturismo Turismo - marketing Turismo - planejamento |
Data de apresentação: | Set-2004 |
Data de publicação: | 31-Ago-2009 |
Referência: | SOUZA JÚNIOR, Clodoaldo José de Almeida. Subsídios para elaboração de produto ecoturístico: ferramentas de planejamento e gestão para o município de Cavalcante-GO. 2004. 82 f. Monografia (Especialização em Ecoturismo)-Universidade de Brasília, Brasília, 2004. |
Resumo: | O ecoturismo depende de planejamento e gestão, principalmente em áreas com
grande beleza cênica e potencial para desenvolver atividades junto à natureza. Planejamento e
gestão em ecoturismo são conceitos que abrangem métodos e ferramentas práticas, para a
definição de estratégias e controle da atividade ecoturística com fins ao desenvolvimento
econômico-social e conservação do meio ambiente. Esta monografia estuda a possibilidade de
utilização e adaptação de duas ferramentas de planejamento e gestão do ecoturismo: o
marketing e o sistema de voucher. O estudo parte da análise situacional dos atores sociais
envolvidos com a atividade turística no contexto do município de Cavalcante – GO. Ao fim
do estudo são identificadas as principais questões, e desenvolvidos critérios a serem
considerados sobre a implementação dessas ferramentas no processo de elaboração do
produto ecoturístico de Cavalcante, inserido no contexto da região da Chapada dos Veadeiros. |
Abstract: | Ecotourism activity depends on planning and management, mainly in areas with
great natural beauty and potential to develop nature activities. Planning and management in
ecotourism are concepts that use practical tools and methods to define strategies and means of
control for this activity, aiming social and economic development and environmental
conservation. This work studies the possibility of application and adaptation of two tools in
planning and management of ecotourism: marketing and the voucher system. It analyses the
social actors that are involved in tourism activity, in the context of Cavalcante, State of Goiás,
Brazil. And, at the end, it identifies the most important issues to be considered about the use
of these two tools in the Cavalcante´s ecotouristic product elaboration process, as part of the
Chapada dos Veadeiros’ context. |
Informações adicionais: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2004. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2004.09.TCC.589 |
Aparece na Coleção: | Ecoturismo
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.