Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5882
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_LarissaKawanoMori.pdf397,7 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Da concentração para a dispersão acionária no Brasil : transferências de controle minoritário e a (in)adequação da oferta pública de ações (tag along)
Autor(es): Mori, Larissa Kawano
Orientador(es): Frazão, Ana de Oliveira
Assunto: Ações (Finanças)
Sociedades por ações
Mercado de capitais
Brasil. Lei das sociedades por ações (1976)
Data de apresentação: 22-Jul-2013
Data de publicação: 19-Ago-2013
Referência: MORI, Larissa Kawano. Da concentração para a dispersão acionária no Brasil: transferências de controle minoritário e a (in)adequação da oferta pública de ações (tag along). 2013. 68 f. Monografia (Bacharelado em Direito)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Este trabalho apresenta uma reflexão sobre um fenômeno extremamente recente que vem modificando a estrutura de propriedade de capital no Brasil, partindo de uma elevada concentração acionária para um estágio inicial de dispersão, especialmente no Novo Mercado da BM&FBOVESPA. Essas mudanças são determinantes na forma como ocorrem as transferências de controle e trazem consigo novos e potenciais desafios à regulação do mercado de controle acionário. A principal questão que se analisa é se a oferta pública de aquisição de ações (tag along) - atual mecanismo de disciplina jurídica das alienações de controle, previsto no art. 254-A da Lei das S.A - é instrumento adequado à regulação de transferências de controle minoritário. Além da análise meramente formal da aplicabilidade do dispositivo nesses casos, este trabalho procura analisar essa questão sob o enfoque dos problemas regulatórios que cada tipo de padrão de propriedade de capital apresenta, indicando, ao fim, as dificuldades que a doutrina e a jurisprudência brasileiras têm tido ao enfrentar essa questão.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2013.
Aparece na Coleção:Direito



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons