Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5871
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_VivianeBritoYanugui.pdf7,72 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Vestimentas da corte : a indumentária do ritual do julgamento
Autor(es): Yanagui, Viviane Brito
Orientador(es): Oliveira, Luís Roberto Cardoso de
Assunto: Tribunais - normas sociais
Antropologia do direito
Trajes - Poder Judiciário
Data de apresentação: 22-Jul-2013
Data de publicação: 16-Ago-2013
Referência: YANAGUI, Viviane Brito. Vestimentas da corte: a indumentária do ritual do julgamento. 2013. 88 f., il. Monografia (Bacharelado em Direito)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Este trabalho propõe uma reflexão sobre o ritual do julgamento no contexto judiciário brasileiro, tomando por base os símbolos e práticas que o compõem. Em especial, traça características da simbólica e das funções da indumentária ritualística judicial por excelência, a toga, que afastou-se da origem clerical e real e popularizou-se em charges como símbolo do herói e nas ruas como fantasia de carnaval. Também analisa a forma como as cortes regulamentam o que seus membros, servidores e até partes e visitantes podem e não podem trajar em suas dependências, notadamente durante sessões e audiências, e apresenta casos em que a indefinição sobre a adequação das vestes gerou conflitos entre a instituição judiciária, justiciáveis e profissionais da advocacia. Sugere, por fim, que as questões abordadas a partir desses dois eixos não estanques – veste ritualística e veste regulamentada – relacionam-se com uma sensibilidade jurídica que admite arbitrariedades e falha na devida proteção da dignidade do cidadão
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, Curso de Graduação em Direito, 2013.
Aparece na Coleção:Direito



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons