Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5855
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_FulviaPereiraRufino_LiviaSilvaMourao.pdf150,1 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A EJA no resgate da autoestima e na construção do cidadão crítico
Autor(es): Rufino, Fúlvia Pereira
Mourão, Lívia Silva
Orientador(es): Vieira, Maria Clarisse
Coorientador(es): Braga, Marco Aurélio
Tema: Educação de Jovens e Adultos (EJA) : Distrito Federal : Cidadania
Assunto: Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Motivação na educação
Autoestima - estudantes
Data de apresentação: Jul-2010
Data de publicação: 15-Ago-2013
Referência: RUFINO, Fúlvia Pereira; MOURÃO, Lívia Silva. A EJA no resgate da autoestima e na construção do cidadão crítico. 2010. 28 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2010.
Resumo: Esse Projeto de Intervenção Local tem como objetivos: motivar e estimular os educandos que trabalham e estudam a vencerem as intempéries do dia-a-dia; contribuir para superação do saber de senso comum pelo conhecimento mais crítico e possibilitar transformações reais nas condições de vida dos alunos. Atualmente percebemos as dificuldades dos educadores e dos educandos de vencerem as adversidades da vida pessoal, escolar e profissional. Resultado da falta de percepção dos elos existentes entre os aspectos da vida do ser humano e da relação existente entre saber formal e os saberes de cada indivíduo. Para que professores e alunos possam ter atitude resiliente e responder de maneira mais consistente aos desafios encontrados, desenvolvemos trabalho pedagógico por meio do qual esperamos colaborar para a elevação da autoestima da comunidade escolar e a formação crítico-analítica. Os resultados serão obtidos ao longo do processo. A metodologia a ser utilizada será: leitura, compreensão e interpretação de diversas tipologias textuais, audição, leitura e discussão de letras de canções da Música Popular Brasileira (MPB), visionamento de filmes nacionais, desenvolvimento de dinâmicas em grupo e atividades de socialização e confraternização para motivação da autoestima e análise crítica dos temas abordados em sala de aula.Os objetivos gerais ainda não foram alcançados em sua totalidade. A equipe de educadoras está desenvolvendo as atividades, visto que trata-se de um processo contínuo.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2010.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Educação na Diversidade e Cidadania - EJA



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.