Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5855
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_FulviaPereiraRufino_LiviaSilvaMourao.pdf150,1 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorVieira, Maria Clarisse-
dc.contributor.authorRufino, Fúlvia Pereira-
dc.contributor.authorMourão, Lívia Silva-
dc.identifier.citationRUFINO, Fúlvia Pereira; MOURÃO, Lívia Silva. A EJA no resgate da autoestima e na construção do cidadão crítico. 2010. 28 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2010.en
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2010.en
dc.description.abstractEsse Projeto de Intervenção Local tem como objetivos: motivar e estimular os educandos que trabalham e estudam a vencerem as intempéries do dia-a-dia; contribuir para superação do saber de senso comum pelo conhecimento mais crítico e possibilitar transformações reais nas condições de vida dos alunos. Atualmente percebemos as dificuldades dos educadores e dos educandos de vencerem as adversidades da vida pessoal, escolar e profissional. Resultado da falta de percepção dos elos existentes entre os aspectos da vida do ser humano e da relação existente entre saber formal e os saberes de cada indivíduo. Para que professores e alunos possam ter atitude resiliente e responder de maneira mais consistente aos desafios encontrados, desenvolvemos trabalho pedagógico por meio do qual esperamos colaborar para a elevação da autoestima da comunidade escolar e a formação crítico-analítica. Os resultados serão obtidos ao longo do processo. A metodologia a ser utilizada será: leitura, compreensão e interpretação de diversas tipologias textuais, audição, leitura e discussão de letras de canções da Música Popular Brasileira (MPB), visionamento de filmes nacionais, desenvolvimento de dinâmicas em grupo e atividades de socialização e confraternização para motivação da autoestima e análise crítica dos temas abordados em sala de aula.Os objetivos gerais ainda não foram alcançados em sua totalidade. A equipe de educadoras está desenvolvendo as atividades, visto que trata-se de um processo contínuo.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordEducação de Jovens e Adultos (EJA)en
dc.subject.keywordMotivação na educaçãoen
dc.subject.keywordAutoestima - estudantesen
dc.titleA EJA no resgate da autoestima e na construção do cidadão críticoen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2013-08-15T11:19:06Z-
dc.date.available2013-08-15T11:19:06Z-
dc.date.issued2013-08-15T11:19:06Z-
dc.date.submitted2010-07-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/5855-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.-
dc.contributor.advisorcoBraga, Marco Aurélio-
dc.themeEducação de Jovens e Adultos (EJA) : Distrito Federal : Cidadania-
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2010.07.TCC.5855pt_BR
Aparece na Coleção:Educação na Diversidade e Cidadania - EJA



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.