Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5841
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_FranciscoPontes_GardeneSantos_JoseBorge.pdf112,96 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Ressignificação do ensino da EJA no Centro de Ensino Fundamental 316 de Santa Maria - DF
Autor(es): Pontes, Francisco Rubens
Santos, Gardene Costa dos
Borges, José Augusto
Dias, Paula Cristina Silva
Valeriano, Sandra de Jesus
Orientador(es): Rêses, Erlando da Silva
Coorientador(es): Santos, Alzira Aparecida Diogo Alvarez dos
Tema: Educação de Jovens e Adultos (EJA) : Distrito Federal
Assunto: Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Prática de ensino
Educação feminina
Data de apresentação: Jul-2010
Data de publicação: 13-Ago-2013
Referência: PONTES, Francisco Rubens et al. Ressignificação do ensino da EJA no Centro de Ensino Fundamental 316 de Santa Maria - DF. 2010. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2010.
Resumo: Alguns estudos recentes vem descrevendo as condições desiguais a que se submetem educandas da Educação de jovens e Adultos em seu retorno e permanência dentro da escola. Esta pesquisa foi desenvolvida no Projeto de Intervenção Local do Centro de Ensino Fundamental 316 de Santa Maria, da Educação de Jovens e Adultos no turno noturno que possui um público majoritariamente de mulheres. Foi realizado levantamento do perfil da mulher aluna EJA, buscando conhecer quais as razões que as incentivam a voltar a estudar, quais as suas expectativas e objetivos com relação à escola, dificuldades que enfrentam para se manterem matriculadas e freqüentes em curso da EJA. Para a coleta de dados entrevistas semi-estruturadas e questionários padronizados foram utilizados. A investigação, à luz da literatura sobre gênero e educação constata que elas possuem um perfil diversificado, entretanto com características marcantes, com desejo de continuidade nos estudos apesar das dificuldades comuns enfrentadas, como a falta de apoio das famílias, poucos recursos financeiros e problemas em conciliar os estudos com o trabalho. Com análise dos dados obtidos é possível refletir sobre a Ressignificação das práticas pedagógicas adotadas no Ensino da EJA no Centro de Ensino Fundamental 316 de Santa Maria, adequando-as melhor à realidade e aos interesses de suas alunas.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2010.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2010.07.TCC.5841
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Educação na Diversidade e Cidadania - EJA



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.