Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Rêses, Erlando da Silva | - |
dc.contributor.author | Pontes, Francisco Rubens | - |
dc.contributor.author | Santos, Gardene Costa dos | - |
dc.contributor.author | Borges, José Augusto | - |
dc.contributor.author | Dias, Paula Cristina Silva | - |
dc.contributor.author | Valeriano, Sandra de Jesus | - |
dc.identifier.citation | PONTES, Francisco Rubens et al. Ressignificação do ensino da EJA no Centro de Ensino Fundamental 316 de Santa Maria - DF. 2010. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2010. | en |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2010. | en |
dc.description.abstract | Alguns estudos recentes vem descrevendo as condições desiguais a que se submetem educandas da Educação de jovens e Adultos em seu retorno e permanência dentro da escola. Esta pesquisa foi desenvolvida no Projeto de Intervenção Local do Centro de Ensino Fundamental 316 de Santa Maria, da Educação de Jovens e Adultos no turno noturno que possui um público majoritariamente de mulheres. Foi realizado levantamento do perfil da mulher aluna EJA, buscando conhecer quais as razões que as incentivam a voltar a estudar, quais as suas expectativas e objetivos com relação à escola, dificuldades que enfrentam para se manterem matriculadas e freqüentes em curso da EJA. Para a coleta de dados entrevistas semi-estruturadas e questionários padronizados foram utilizados. A investigação, à luz da literatura sobre gênero e educação constata que elas possuem um perfil diversificado, entretanto com características marcantes, com desejo de continuidade nos estudos apesar das dificuldades comuns enfrentadas, como a falta de apoio das famílias, poucos recursos financeiros e problemas em conciliar os estudos com o trabalho. Com análise dos dados obtidos é possível refletir sobre a Ressignificação das práticas pedagógicas adotadas no Ensino da EJA no Centro de Ensino Fundamental 316 de Santa Maria, adequando-as melhor à realidade e aos interesses de suas alunas. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Educação de Jovens e Adultos (EJA) | en |
dc.subject.keyword | Prática de ensino | en |
dc.subject.keyword | Educação feminina | en |
dc.title | Ressignificação do ensino da EJA no Centro de Ensino Fundamental 316 de Santa Maria - DF | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | en |
dc.date.accessioned | 2013-08-13T15:36:42Z | - |
dc.date.available | 2013-08-13T15:36:42Z | - |
dc.date.issued | 2013-08-13T15:36:42Z | - |
dc.date.submitted | 2010-07 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/5841 | - |
dc.language.iso | Português | en |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | - |
dc.contributor.advisorco | Santos, Alzira Aparecida Diogo Alvarez dos | - |
dc.theme | Educação de Jovens e Adultos (EJA) : Distrito Federal | - |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.26512/2010.07.TCC.5841 | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Educação na Diversidade e Cidadania - EJA
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