Título: | As dimensões meio-ambiente, trabalho e cultura como estratégias de estruturação histórico-social do currículo da EJA |
Autor(es): | Silva, Edson da |
Orientador(es): | Reis, Renato Hilário dos |
Coorientador(es): | Oliveira, Leila Maria de Jesus |
Tema: | Educação de Jovens e Adultos (EJA) : Distrito Federal : Currículo |
Assunto: | Educação de Jovens e Adultos (EJA) Currículo escolar |
Data de apresentação: | Jul-2010 |
Data de publicação: | 7-Ago-2013 |
Referência: | SILVA, Edson da. As dimensões meio-ambiente, trabalho e cultura como estratégias de estruturação histórico-social do currículo da EJA. 2010. 30 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2010. |
Resumo: | O contexto de um projeto interventivo local busca empreender esforços no sentido de estabelecer eixos curriculares estruturados em torno das problemáticas locais e as disciplinas escolares. A idéia de eixo corresponde ao agrupamento temático em torno de elementos capazes de promover a integração curricular considerando os saberes dos trabalhadores. Neste sentido, ao apropriar-se dos conteúdos escolares enquanto mediação da leitura de mundo e considerando-se enquanto sujeito do processo de transformação, o currículo deve promover atividades em que os estudantes adotem o ato da pesquisa como elemento do processo de aprendizagem. Associado a esta perspectiva, ao adotar os problemas de sua comunidade como objeto de reflexão, representação e transformação social, adotando uma perspectiva de histórico-cultural na organização do currículo, as dimensões trabalho, cultura e meio ambiente favorece uma visão integrada de mundo, situando a ação humana como centro do processo de produção do conhecimento, sobretudo sobre a temática do lixo enquanto tema transdisciplinar na realidade da Vila Estrutural. Considerando o pouco tempo de funcionamento da escola, o PIL procurou contribuir com elementos norteadores da proposta pedagógica, considerando as especificidades dos trabalhadores da EJA e suas implicações para organização dos espaços e tempos escolares. Portanto, a partir da experiência na modalidade e a diretrizes oficiais, o projeto pretende introduzir reflexões no coletivo da escola em torno de eixos temáticos estruturantes do planejamento, execução e avaliação do currículo da EJA. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2010. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2010.07.TCC.5797 |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Educação na Diversidade e Cidadania - EJA
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.