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dc.contributor.advisorReis, Renato Hilário dos-
dc.contributor.authorSilva, Edson da-
dc.identifier.citationSILVA, Edson da. As dimensões meio-ambiente, trabalho e cultura como estratégias de estruturação histórico-social do currículo da EJA. 2010. 30 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2010.en
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2010.en
dc.description.abstractO contexto de um projeto interventivo local busca empreender esforços no sentido de estabelecer eixos curriculares estruturados em torno das problemáticas locais e as disciplinas escolares. A idéia de eixo corresponde ao agrupamento temático em torno de elementos capazes de promover a integração curricular considerando os saberes dos trabalhadores. Neste sentido, ao apropriar-se dos conteúdos escolares enquanto mediação da leitura de mundo e considerando-se enquanto sujeito do processo de transformação, o currículo deve promover atividades em que os estudantes adotem o ato da pesquisa como elemento do processo de aprendizagem. Associado a esta perspectiva, ao adotar os problemas de sua comunidade como objeto de reflexão, representação e transformação social, adotando uma perspectiva de histórico-cultural na organização do currículo, as dimensões trabalho, cultura e meio ambiente favorece uma visão integrada de mundo, situando a ação humana como centro do processo de produção do conhecimento, sobretudo sobre a temática do lixo enquanto tema transdisciplinar na realidade da Vila Estrutural. Considerando o pouco tempo de funcionamento da escola, o PIL procurou contribuir com elementos norteadores da proposta pedagógica, considerando as especificidades dos trabalhadores da EJA e suas implicações para organização dos espaços e tempos escolares. Portanto, a partir da experiência na modalidade e a diretrizes oficiais, o projeto pretende introduzir reflexões no coletivo da escola em torno de eixos temáticos estruturantes do planejamento, execução e avaliação do currículo da EJA.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordEducação de Jovens e Adultos (EJA)en
dc.subject.keywordCurrículo escolaren
dc.titleAs dimensões meio-ambiente, trabalho e cultura como estratégias de estruturação histórico-social do currículo da EJAen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2013-08-07T15:16:38Z-
dc.date.available2013-08-07T15:16:38Z-
dc.date.issued2013-08-07T15:16:38Z-
dc.date.submitted2010-07-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/5797-
dc.language.isoPortuguêsen
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dc.contributor.advisorcoOliveira, Leila Maria de Jesus-
dc.themeEducação de Jovens e Adultos (EJA) : Distrito Federal : Currículo-
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2010.07.TCC.5797pt_BR
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