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Título: A construção de uma identidade crítica e humanística na educação de jovens e adultos : refletindo e superando o racismo, bullying e homofobia
Autor(es): Rocha, Cristino Cesário
Orientador(es): Vieira, Maria Clarisse
Coorientador(es): Braga, Marco Aurélio
Tema: Educação de Jovens e Adultos (EJA) : Distrito Federal : Superação
Assunto: Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Racismo
Bullying
Discriminação na educação
Data de apresentação: Jul-2010
Data de publicação: 5-Ago-2013
Referência: ROCHA, Cristino Cesário. A construção de uma identidade crítica e humanística na educação de jovens e adultos: refletindo e superando o racismo, bullying e homofobia. [70] f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2010.
Resumo: O Projeto de Intervenção Local em destaque possui uma dinâmica específica e se situa em um contexto muito concreto: a Educação de Jovens e Adultos do Distrito Federal, particularmente no Centro de Ensino Fundamental Myriam Ervilha. Possui dimensão sem-fronteira, muito além da localidade, dada a sua abrangência tempo-espacial e teórico-vivencial. Almeja-se, no âmbito da EJA, aplicar o PIL, voltado para uma leitura e releitura de textos e contextos, buscando a partir daí, superar as várias formas de discriminação no ambiente escolar. A abordagem metodológica é do Tipo Qualitativa, pois busca identificar problemas e a sua superação de maneira propositiva e interventiva. As conclusões são temporárias, no sentido que os rumos das mudanças se dão dentro de cenários dinâmicos, complexos e imprevisíveis, mas pode-se apostar na possibilidade como elemento identitário dessa construção prático-teórica. Os resultados aqui encontrados são paulatinos, inacabados e constituem um porvir. Os alcances e limitações fazem parte de um mesmo processo de construção da vida, por isso a esperança e a ação estão sempre presentes na práxis pedagógica no que tange ao Projeto em andamento. Trata-se de um instrumento que vai se redimensionando na proporção das transformações que se processam nos eventos históricos, políticos, culturais, sociais, pedagógicos e epistemológicos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2010.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2010.07.TCC.5777
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