Título: | A construção de uma identidade crítica e humanística na educação de jovens e adultos : refletindo e superando o racismo, bullying e homofobia |
Autor(es): | Rocha, Cristino Cesário |
Orientador(es): | Vieira, Maria Clarisse |
Coorientador(es): | Braga, Marco Aurélio |
Tema: | Educação de Jovens e Adultos (EJA) : Distrito Federal : Superação |
Assunto: | Educação de Jovens e Adultos (EJA) Racismo Bullying Discriminação na educação |
Data de apresentação: | Jul-2010 |
Data de publicação: | 5-Ago-2013 |
Referência: | ROCHA, Cristino Cesário. A construção de uma identidade crítica e humanística na educação de jovens e adultos: refletindo e superando o racismo, bullying e homofobia. [70] f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2010. |
Resumo: | O Projeto de Intervenção Local em destaque possui uma dinâmica específica e se situa em um contexto muito concreto: a Educação de Jovens e Adultos do Distrito Federal, particularmente no Centro de Ensino Fundamental Myriam Ervilha. Possui dimensão sem-fronteira, muito além da localidade, dada a sua abrangência tempo-espacial e teórico-vivencial. Almeja-se, no âmbito da EJA, aplicar o PIL, voltado para uma leitura e releitura de textos e contextos, buscando a partir daí, superar as várias formas de discriminação no ambiente escolar. A abordagem metodológica é do Tipo Qualitativa, pois busca identificar problemas e a sua superação de maneira propositiva e interventiva. As conclusões são temporárias, no sentido que os rumos das mudanças se dão dentro de cenários dinâmicos, complexos e imprevisíveis, mas pode-se apostar na possibilidade como elemento identitário dessa construção prático-teórica. Os resultados aqui encontrados são paulatinos, inacabados e constituem um porvir. Os alcances e limitações fazem parte de um mesmo processo de construção da vida, por isso a esperança e a ação estão sempre presentes na práxis pedagógica no que tange ao Projeto em andamento. Trata-se de um instrumento que vai se redimensionando na proporção das transformações que se processam nos eventos históricos, políticos, culturais, sociais, pedagógicos e epistemológicos. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2010. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2010.07.TCC.5777 |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Educação na Diversidade e Cidadania - EJA
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.