Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Vieira, Maria Clarisse | - |
dc.contributor.author | Rocha, Cristino Cesário | - |
dc.identifier.citation | ROCHA, Cristino Cesário. A construção de uma identidade crítica e humanística na educação de jovens e adultos: refletindo e superando o racismo, bullying e homofobia. [70] f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2010. | en |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2010. | en |
dc.description.abstract | O Projeto de Intervenção Local em destaque possui uma dinâmica específica e se situa em um contexto muito concreto: a Educação de Jovens e Adultos do Distrito Federal, particularmente no Centro de Ensino Fundamental Myriam Ervilha. Possui dimensão sem-fronteira, muito além da localidade, dada a sua abrangência tempo-espacial e teórico-vivencial. Almeja-se, no âmbito da EJA, aplicar o PIL, voltado para uma leitura e releitura de textos e contextos, buscando a partir daí, superar as várias formas de discriminação no ambiente escolar. A abordagem metodológica é do Tipo Qualitativa, pois busca identificar problemas e a sua superação de maneira propositiva e interventiva. As conclusões são temporárias, no sentido que os rumos das mudanças se dão dentro de cenários dinâmicos, complexos e imprevisíveis, mas pode-se apostar na possibilidade como elemento identitário dessa construção prático-teórica. Os resultados aqui encontrados são paulatinos, inacabados e constituem um porvir. Os alcances e limitações fazem parte de um mesmo processo de construção da vida, por isso a esperança e a ação estão sempre presentes na práxis pedagógica no que tange ao Projeto em andamento. Trata-se de um instrumento que vai se redimensionando na proporção das transformações que se processam nos eventos históricos, políticos, culturais, sociais, pedagógicos e epistemológicos. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Educação de Jovens e Adultos (EJA) | en |
dc.subject.keyword | Racismo | en |
dc.subject.keyword | Bullying | en |
dc.subject.keyword | Discriminação na educação | en |
dc.title | A construção de uma identidade crítica e humanística na educação de jovens e adultos : refletindo e superando o racismo, bullying e homofobia | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | en |
dc.date.accessioned | 2013-08-05T13:28:12Z | - |
dc.date.available | 2013-08-05T13:28:12Z | - |
dc.date.issued | 2013-08-05T13:28:12Z | - |
dc.date.submitted | 2010-07 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/5777 | - |
dc.language.iso | Português | en |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | - |
dc.contributor.advisorco | Braga, Marco Aurélio | - |
dc.theme | Educação de Jovens e Adultos (EJA) : Distrito Federal : Superação | - |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.26512/2010.07.TCC.5777 | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Educação na Diversidade e Cidadania - EJA
|