Título: | Sou autor da minha história : a apropriação da leitura e da escrita na EJA |
Autor(es): | Alves, Cátia Maria Marques dos Santos |
Orientador(es): | Reis, Renato Hilário dos |
Coorientador(es): | Oliveira, Leila Maria de Jesus |
Tema: | Educação de Jovens e Adultos (EJA) : Distrito Federal : Língua Portuguesa |
Assunto: | Educação de Jovens e Adultos (EJA) Letramento Alfabetização |
Data de apresentação: | Jul-2010 |
Data de publicação: | 5-Ago-2013 |
Referência: | ALVES, Cátia Maria Marques dos Santos. Sou autor da minha história: a apropriação da leitura e da escrita na EJA. 2010. 25 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2010. |
Resumo: | Sou autor da minha História: a apropriação da leitura e da escrita na EJA, é um projeto de intervenção local, a ser desenvolvido no CEF 03 do Gama-DF, e que atenderá ao primeiro segmento da Educação de Jovens e Adultos desta unidade, ou seja, alunos trabalhadores em sua grande maioria. Assim, este é um projeto, que visa despertar nestes estudantes, a reflexão sobre suas identidades, tendo por base, a abordagem transpessoal de educação (inteireza do ser), em que os atores envolvidos, poderão, através das diversas atividades propostas no decorrer do projeto, questionarem-se sobre o sentido de suas vidas e despertarem para “o uso crítico dos seus sentidos”. A proposta de um trabalho de autoconhecimento a partir da releitura da história de vida dos alunos, mesmo sendo feita com o recorte de eixos temáticos, é sempre um mergulho na complexidade da condição humana, que proporciona o contato reflexivo com a própria interioridade, buscando entender suas implicações para o trabalho coletivo. Ademais, o projeto em foco, pretende ressignificar ainda, a didática na alfabetização de adultos e jovens, tendo para isso os seguintes princípios norteadores: o diálogo, a criatividade, a solidariedade, a problematização de situações diversas, vivenciadas em sala de aula, na construção coletiva dos conhecimentos, principalmente utilizando textos críticos de variados gêneros como instrumento pedagógico. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2010. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2010.07.TCC.5775 |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Educação na Diversidade e Cidadania - EJA
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.