Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5775
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_CatiaMariaMarquesDosSantosAlves.pdf535,42 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorReis, Renato Hilário dos-
dc.contributor.authorAlves, Cátia Maria Marques dos Santos-
dc.identifier.citationALVES, Cátia Maria Marques dos Santos. Sou autor da minha história: a apropriação da leitura e da escrita na EJA. 2010. 25 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2010.en
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2010.en
dc.description.abstractSou autor da minha História: a apropriação da leitura e da escrita na EJA, é um projeto de intervenção local, a ser desenvolvido no CEF 03 do Gama-DF, e que atenderá ao primeiro segmento da Educação de Jovens e Adultos desta unidade, ou seja, alunos trabalhadores em sua grande maioria. Assim, este é um projeto, que visa despertar nestes estudantes, a reflexão sobre suas identidades, tendo por base, a abordagem transpessoal de educação (inteireza do ser), em que os atores envolvidos, poderão, através das diversas atividades propostas no decorrer do projeto, questionarem-se sobre o sentido de suas vidas e despertarem para “o uso crítico dos seus sentidos”. A proposta de um trabalho de autoconhecimento a partir da releitura da história de vida dos alunos, mesmo sendo feita com o recorte de eixos temáticos, é sempre um mergulho na complexidade da condição humana, que proporciona o contato reflexivo com a própria interioridade, buscando entender suas implicações para o trabalho coletivo. Ademais, o projeto em foco, pretende ressignificar ainda, a didática na alfabetização de adultos e jovens, tendo para isso os seguintes princípios norteadores: o diálogo, a criatividade, a solidariedade, a problematização de situações diversas, vivenciadas em sala de aula, na construção coletiva dos conhecimentos, principalmente utilizando textos críticos de variados gêneros como instrumento pedagógico.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordEducação de Jovens e Adultos (EJA)en
dc.subject.keywordLetramentoen
dc.subject.keywordAlfabetizaçãoen
dc.titleSou autor da minha história : a apropriação da leitura e da escrita na EJAen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2013-08-05T12:24:17Z-
dc.date.available2013-08-05T12:24:17Z-
dc.date.issued2013-08-05T12:24:17Z-
dc.date.submitted2010-07-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/5775-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.-
dc.contributor.advisorcoOliveira, Leila Maria de Jesus-
dc.themeEducação de Jovens e Adultos (EJA) : Distrito Federal : Língua Portuguesa-
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2010.07.TCC.5775pt_BR
Aparece na Coleção:Educação na Diversidade e Cidadania - EJA



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.