Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5770
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_AntonioJoseCosta.pdf243,41 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Os usos da matemática por jovens e adultos imersos no mundo digital e as possibilidades de criação de propostas pedagógicas
Autor(es): Costa, Antonio Jose
Orientador(es): Vieira, Maria Clarisse
Coorientador(es): Braga, Marco Aurélio
Tema: Educação de Jovens e Adultos (EJA) : Distrito Federal : Matemática
Assunto: Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Tecnologia da informação e comunicação
Matemática - estudo e ensino
Informática na educação
Data de apresentação: Jul-2010
Data de publicação: 2-Ago-2013
Referência: COSTA, Antonio Jose. Os usos da matemática por jovens e adultos imersos no mundo digital e as possibilidades de criação de propostas pedagógicas. 2010. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2010.
Resumo: Hoje não se pode mais negar que as Tecnologias da Informação e da comunicação (TIC's) são as marcas da sociedade contemporânea e estão implicadas nas mudanças das formas de ser, pensar, relacionar-se, comunicar-se e aprender dos indivíduos. Este projeto de intervenção está sintonizado com as políticas de reformas no ensino e de incentivo à utilização de tecnologia informática na educação como forma de repensar o ensino, os lugares de docente e estudante, bem como sua interação e propor alternativas ao modelo escolar tradicional. O trabalho .enfoca o processo de implementação de ambientes informatizados em escolas públicas do DF, especialmente no Centro de Ensino fundamental 09 de Taguatinga, analisando a prática docente e suas possíveis alterações quando do contato com formas de ensinar que utilizam tecnologias informáticas. Parte-se do pressuposto que a familiarização com o computador pode trazer contribuições ao processo de ensino e aprendizagem de Matemática à medida que a importância do cálculo mecânico e da simples manipulação simbólica é relativizada. Na EJA é preciso vislumbrar uma Educação Matemática que considere e valorize as experiências pessoais e culturais dos alunos como fatores extremamente importantes, a fim de tornar o ensino dessa disciplina mais relevante e significativo. A matemática na educação de jovens e adultos, não pode ser um ensino fora do contexto cultural, declarando-a como absoluta, abstrata e universal, pois essa visão é a principal razão para os fracassos da grande maioria dos alunos nesta disciplina. É possível tornar o acesso ao conhecimento matemático simples, o que difere de um fazer simplista. Ou seja, propiciar aos alunos uma aprendizagem matemática que lhes permita estabelecer relações com outras áreas do conhecimento. Nesta perspectiva, a formação matemática na Educação de Jovens e Adultos deve propor atividades que considerem características exploratórias e investigativas, priorizando os procedimentos desenvolvidos pelos estudantes. O computador passa a ser um grande aliado do desenvolvimento cognitivo dos alunos, servindo como fonte de informação e ferramenta para realizar determinadas atividades e desenvolvendo atitudes positivas diante do estudo dessa disciplina.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2010.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2010.07.TCC.5770
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Educação na Diversidade e Cidadania - EJA



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.