Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5770
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_AntonioJoseCosta.pdf243,41 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorVieira, Maria Clarisse-
dc.contributor.authorCosta, Antonio Jose-
dc.identifier.citationCOSTA, Antonio Jose. Os usos da matemática por jovens e adultos imersos no mundo digital e as possibilidades de criação de propostas pedagógicas. 2010. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2010.en
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2010.en
dc.description.abstractHoje não se pode mais negar que as Tecnologias da Informação e da comunicação (TIC's) são as marcas da sociedade contemporânea e estão implicadas nas mudanças das formas de ser, pensar, relacionar-se, comunicar-se e aprender dos indivíduos. Este projeto de intervenção está sintonizado com as políticas de reformas no ensino e de incentivo à utilização de tecnologia informática na educação como forma de repensar o ensino, os lugares de docente e estudante, bem como sua interação e propor alternativas ao modelo escolar tradicional. O trabalho .enfoca o processo de implementação de ambientes informatizados em escolas públicas do DF, especialmente no Centro de Ensino fundamental 09 de Taguatinga, analisando a prática docente e suas possíveis alterações quando do contato com formas de ensinar que utilizam tecnologias informáticas. Parte-se do pressuposto que a familiarização com o computador pode trazer contribuições ao processo de ensino e aprendizagem de Matemática à medida que a importância do cálculo mecânico e da simples manipulação simbólica é relativizada. Na EJA é preciso vislumbrar uma Educação Matemática que considere e valorize as experiências pessoais e culturais dos alunos como fatores extremamente importantes, a fim de tornar o ensino dessa disciplina mais relevante e significativo. A matemática na educação de jovens e adultos, não pode ser um ensino fora do contexto cultural, declarando-a como absoluta, abstrata e universal, pois essa visão é a principal razão para os fracassos da grande maioria dos alunos nesta disciplina. É possível tornar o acesso ao conhecimento matemático simples, o que difere de um fazer simplista. Ou seja, propiciar aos alunos uma aprendizagem matemática que lhes permita estabelecer relações com outras áreas do conhecimento. Nesta perspectiva, a formação matemática na Educação de Jovens e Adultos deve propor atividades que considerem características exploratórias e investigativas, priorizando os procedimentos desenvolvidos pelos estudantes. O computador passa a ser um grande aliado do desenvolvimento cognitivo dos alunos, servindo como fonte de informação e ferramenta para realizar determinadas atividades e desenvolvendo atitudes positivas diante do estudo dessa disciplina.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordEducação de Jovens e Adultos (EJA)en
dc.subject.keywordTecnologia da informação e comunicaçãoen
dc.subject.keywordMatemática - estudo e ensinoen
dc.subject.keywordInformática na educaçãoen
dc.titleOs usos da matemática por jovens e adultos imersos no mundo digital e as possibilidades de criação de propostas pedagógicasen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2013-08-02T14:56:15Z-
dc.date.available2013-08-02T14:56:15Z-
dc.date.issued2013-08-02T14:56:15Z-
dc.date.submitted2010-07-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/5770-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.-
dc.contributor.advisorcoBraga, Marco Aurélio-
dc.themeEducação de Jovens e Adultos (EJA) : Distrito Federal : Matemática-
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2010.07.TCC.5770pt_BR
Aparece na Coleção:Educação na Diversidade e Cidadania - EJA



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.