Título: | Leitura : o elemento fundamental para redigir e compreender textos |
Autor(es): | Basílio, Antonio Gomes Oliveira, Maria Cristina |
Orientador(es): | Paz, Ana América Magalhães Ávila Rego, Elizabeth Danziato |
Coorientador(es): | Lima, Airan Almeida de Kotz, Deliene Lopes Leite |
Tema: | Educação de Jovens e Adultos (EJA) : Distrito Federal : Língua Portuguesa |
Assunto: | Educação de Jovens e Adultos (EJA) Compreensão na leitura Leitura Produção textual |
Data de apresentação: | Jul-2010 |
Data de publicação: | 2-Ago-2013 |
Referência: | BASÍLIO, Antonio Gomes; OLIVEIRA, Maria Cristina. Leitura: o elemento fundamental para redigir e compreender textos. 2010. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2010. |
Resumo: | Este projeto tem como ênfase a leitura, por entendermos que esta é uma ferramenta primordial para a produção e a compreensão de textos, tornando o cidadão em um sujeito capaz de adquirir conhecimento e inseri-lo na sociedade, considerando a tecnologia em um mundo globalizado em que o mesmo vive. Assim, esse sujeito terá mais condições de produzir algo novo e interessante, primando sempre pela qualidade. Temos percebido que os alunos não têm o hábito de ler e escrever. Por isso, como condutores da educação, enfrentaremos esses desafios com simplicidade, paciência e humildade, acreditando dessa forma que contribuiremos, também, em elevar a autoestima dos alunos. A metodologia desse projeto foi realizada por meio de pesquisas bibliográficas. A motivação para a escolha do tema surgiu principalmente pela observação empírica de toda a comunidade escolar. Assim, o Projeto de Intervenção Local – PIL, o qual estamos propondo desenvolvê-lo, será, em primeira mão, voltado para os sujeitos da Educação de Jovens e Adultos/Trabalhadores, em especial os do Centro de Educação de Jovens e adultos da Asa Sul – CESAS e os do Centro de Ensino Especial 02 de Brasília – CEE/2. Ainda, quanto aos ambientes institucionais de decisão, o presente projeto está direcionado para o Governo do Distrito Federal, Secretaria de Educação e Conselho de Educação do Distrito Federal, podendo, também, alcançar outros ambientes, sejam eles municipais e estaduais. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2010. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2010.07.TCC.5769 |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Educação na Diversidade e Cidadania - EJA
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.