Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/5756
Título: | Aproximações entre Habermas e Rüsen : contribuições para o ensino de história |
Autor(es): | Sousa, Abdael Gaspar de |
Orientador(es): | Oliva, Anderson Ribeiro |
Assunto: | História - estudo e ensino Hermenêutica Comunicação Educação |
Data de apresentação: | 2013 |
Data de publicação: | 1-Ago-2013 |
Referência: | SOUSA, Abdael Gaspar de. Aproximações entre Habermas e Rüsen: contribuições para o ensino de história. 2013. 41 f. Monografia (Bacharelado em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
Resumo: | O ensino de história estabelece uma relação significativa entre a vida quotidiana e o tempo passado historicizado. O presente trabalho procura realizar uma aproximação entre o teórico alemão Jörn Rüsen e os aspectos da teoria comunicativa, para avaliar a dimensão formativo-histórica na vida prática e a emancipação dos sujeitos através do diálogo. O intuito é compreender quais são as possíveis contribuições que a teoria comunicativa habermasiana pode oferecer ao ensino de história a partir dos apontamentos didáticos de Rüsen. A comunicação racionalmente motivada permite que as múltiplas visões de mundo alcancem entendimento mútuo capaz de superar as situações problemáticas em benefício do maior número de indivíduos. É possível pensar o ambiente escolar como espaço de permanente crítica e reconstrução do conhecimento por meio do diálogo aberto. Em tal perspectiva, o conhecimento histórico pode ser transformado pelos sujeitos e obtido o sentido prático para a vida humana. O diálogo permite aos envolvidos encontrarem acordos e suprirem determinadas carências de orientação. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2013. |
Aparece na Coleção: | História
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons