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Título: Evasão escolar na perspectiva do aluno : revertendo a evasão para motivação na Educação de Jovens e Adultos
Autor(es): Nunes, Alexandre Ferreira
Dutra, Francinara de Souza
Castelo Branco, Francisco Andrade
Lima, Gislene Borges Miranda
Silva, Lucimar da
Orientador(es): Machado, Maria Margarida
Bottechia, Juliana Alves de Araújo
Tema: Educação de Jovens e Adultos (EJA) : Goiás (Estado) : Evasão
Assunto: Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Evasão escolar
Qualidade (Educação)
Motivação na educação
Data de apresentação: Jun-2010
Data de publicação: 31-Jul-2013
Referência: NUNES, Alexandre Ferreira et al. Evasão escolar na perspectiva do aluno: revertendo a evasão para motivação na Educação de Jovens e Adultos. 2010. 36 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania - EJA)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Anápolis-GO, 2010.
Resumo: Trata-se de um trabalho que se fundamentou em estudos teóricos e reflexões sobre o direito à educação e o desafio da qualidade do ensino para a modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Uma vez que, a evasão escolar nas turmas de EJA, tem-se mostrado um desafio constante para o professor, pois gera desmotivação das partes envolvidas. O objetivo desse trabalho consiste em reverter esse quadro, ou seja, fornecer práticas educativas inovadoras e eficazes e a transformação da escola no espaço de aprendizagens significativas, que garantam a permanência do aluno e a qualidade do ensino. Para que isso ocorra será utilizado ações que propiciem um trabalho pedagógico com habilidades e conteúdos aplicáveis à realidade do aluno, por meio de palestras, oficinas, interação com as novas tecnologias e acompanhamento das atividades presenciais. Para o sucesso dessa proposta é fundamental o estabelecimento de parcerias que dêem agilidade e vigor às ações propostas que fortaleçam o trabalho docente, favorecendo o desempenho dos alunos e professores, que, certamente, darão um salto qualitativo no desenvolvimento de suas competências.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade Aberta do Brasil, Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com Ênfase em EJA, 2010.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2010.06.TCC.5751
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